08 de Agosto é também o Dia Municipal da Cultura

51-2
Irará é reconhecida como cidade de forte tradição cultural

Publicação original 10/08/2010 19:42 – por: Roberto Martins

Datas alusivas são importantes para fazer um convite à reflexão. É que muitos daqueles assuntos comunitários, que se dão a todo dia e a todo momento, por vezes precisam ser lembrados para serem discutidos com maior ênfase.

Em Irará, o 08 de agosto, além de ser a data na qual a Lei Estadual Nº 100 de 1895 assim denominou a cidade, é também o Dia Municipal da Cultura. A data foi criada pela Câmara Municipal de Vereadores, durante a gestão anterior, através de um projeto de iniciativa do Vereador José Elesbão (PV).

Na questão da cultura, o município de Irará é sempre lembrado como um local de fortes tradições e mentes criativas. Contudo, a cidade sofre com carências socioculturais, muitas vezes apontadas como motivação a graves problemas sociais do município.

Uma boa reflexão sobre o tema, foi publicada no Blog de Roberto Martins. Trata-se da integra do seu discurso de abertura da Sessão Especial do Dia da Cultura, realizada na Câmara Municipal de Vereadores em 10 de agosto de 2010, quando Roberto desempenhava a função de Diretor Municipal de Cultura.

No texto, o então Diretor, após fazer um breve descrição do cenário sociocultural de Irará, conclama o Município à Elaboração do Sistema Municipal de Cultura, apresentado naquela sessão junto com as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Cultura na época.

Clique aqui para ler o texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s