Câmara realiza Sessão Solene do Dia do Estudante

Movimento Estudantil participou de momentos históricos no Brasil

Publicação original 10/08/2010 19:52 – por: Roberto Martins

A Câmara Municipal de Vereadores de Irará realiza nesta quarta-feira, dia 11 de agosto, ás 10h, no São Nobre Dr. Aristeu Nogueira (Sala das Sessões da Câmara) uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Estudante, comemorado nesta mesma data.

A Sessão foi convocada pelo Professor Ubiratan Silva Reais, Vereador pelo PC do B, na Sessão do dia 02 de agosto próximo passado. Todos os presentes votaram a favor da iniciativa, a exceção do Vereador José Roberto (Sardinha). O Presidente, Vereador Genival, estava em viagem para resolver assuntos do Legislativo Local.

Ubiratan disse que “a Casa tem a iniciativa de comemorar esta data e trazer os estudantes para fazer uma grande discussão da importância do estudo”. Ele também lembrou que “estudantes somos todos nós, porque estamos na escola da vida”.

O Dia do Estudante é celebrado nesta data porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. O Imperador fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.

Os estudantes têm papel importante na vida pública do Brasil e em grandes conquistas do povo brasileiro, como no impeachment de Collor e até em períodos de exceção, como na Ditadura Militar. Uma boa leitura sobre o tema é o livro “1968 – O ano que não terminou” de Zuenir Ventura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s