Feira da Mandioca deixa de acontecer após seis anos consecutivos de realização

A farinha produzida no próprio evento era uma das atrações desde 2004

173-2

Postagem original em 03/12/2010 12:29 – por: Roberto Martins
Este ano de 2010 não será realizada a Feira da Mandioca de Irará. A informação foi confirmada por um Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará – STRI, nesta quinta-feira, dia 02.

O Presidente do Órgão, que é uma das tradicionais instituições parceiras na realização do evento, já havia sinalizado esta possibilidade, conforme notícia veiculada aqui no Portal Iraraense (clique aqui).

Ainda de acordo com o depoimento do Presidente, problemas na Produção da Feira 2009 e a falta de patrocínio inviabilizavam a realização da Feira da Mandioca 2010.

O Sindicato, junto com outras instituições parceiras, vai organizar um evento na Comunidade da Tapera Melão, com palestras e celebrações ao meio rural. A atividade contará com a participação de várias comunidades, com divulgação da programação em breve.

Desde 2004

A Feira da Mandioca vinha acontecendo anualmente em Irará desde 2004. Foram seis edições do evento que começou pequeno, em frente à sede do Sindicato, depois se expandiu, sendo realizado por duas oportunidades (2008 e 2009) na Praça do Centro de Abastecimento do Município.

Ao longo de suas realizações a Feira Conquistou a simpatia da população iraraense, chegando a figurar no calendário sóciocultural do município. Ultimamente vinha sofrendo críticas, diante de argumentos de que a parte festiva do evento estava se sobrepondo ao lado agrícola do mesmo, representado pelos estandes, as palestras, a culinária e a montagem de uma casa de farinha na própria Feira.

A não realização da Feira da Mandioca em 2010 deixa uma lacuna no calendário de eventos em Irará. A expectativa é que este episódio sirva de lição para que as organizações possam re-pensar o modelo e a funcionalidade da Feira da Mandioca, em um município como Irará, com forte perfil de agricultura familiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s