Wagner vence nos cincos municípios da comarca, Souto e Geddel alternam-se na segunda posição

Petista ganhou adesão de Prefeitos eleitos pelo PMDB

Publicação original 05/10/2010 10:34 – por: Roberto Martins

O governador re-eleito Jaques Wagner (PT) ficou em primeiro lugar nas eleições nos cinco municípios que compõem a comarca de Irará. Água Fria foi quem, proporcionalmente, deu a maior votação ao candidato com o índice de 69,41% dos votos.

O índice de votos alcançados pelo pestista também esteve acima da média baiana (63,83) em Santanópolis. Os santanapolitanos deram à Wagner 66,88% dos votos válidos do município.

Em Irará, único município da comarca visitado por Wagner durante a campanha, o índice de votos para o candidato foi de 60,66%. Pedrão apresentou patamar semelhante com 60,08% dos votos para Wagner. E em Oruiçangas, o governador recebeu o menor índice da região, 59,86%.

Segunda Posição

Com votação semelhante para o vencedor, os municípios da comarca tiveram um perfil diferente com relação ao segundo colocado das eleições.

Paulo Souto, candidato do DEM, foi o segundo mais votado para governador em Ouriçangas (35,79%) e em Santanópolis (21,78). Nestes dois municípios, o candidado Geddel Vieria Lima, do PMDB, atingiu índices de 3,33% e 9,24% respectivamente.

Em ambos, Souto ficou acima de sua média de votos na Bahia (16,09) e Geddel abaixo do índice (15,56%) de votos alcançado em todo Estado.

Já nos outros três municípios da comarca, Geddel ficou em segundo colocado. O ex-ministro recebeu maior votação proporcional em Pedrão (26,45). Logo depois veio Irará (21,73) e bem perto Água Fria (21,54%). Nestes municípios o candidato Paulo Souto ficou com 11,52% (Pedrão); 15,98% (Irará); e 6,87% (Água Fria).

Geddel teve votação acima da média do Estado nos três municípios. Enquanto Paulo Souto, mesmo ficando abaixo da média de sua votação estadual nos três, em Irará teve índice relativamente semelhante aos seus votos na Bahia.

Perda de apoio

Os números das urnas evidenciam a perda de força política de Geddel na região. Os Prefeitos de Ouriçangas, Pedrão e Santanopolis foram eleitos pelo partido do Ex-Ministro. Destes, só o Prefeito de Pedrão não trocou Geddel por Wagner nestas eleições.

Geddel também não contou com apoio do Prefeito de Irará. Este, filiado ao PSB, contou com apoio do PT e do PMDB na sua campanha eleitoral em 2008 e têm os dois partidos na composição de seu governo municipal, mas, na hora da eleição, optou por Wagner.

Veja o resultado das eleições para governador nos municípios.
Clique Aqui! – E busque pelo nome do município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s