Show de Tom Zé na Feira da Mandioca é uma das atrações da virada na TVE

Apresentação será re-transmitida às 3:10h do primeiro dia do ano novo

160-2
Postagem original em 30/12/2010 18:51 – por: Roberto Martins

Retrospectivas e muita música brasileira de qualidade vão embalar o espectador que sintonizar a TVE Bahia, nesta sexta-feira (31/12), a partir das 21h. A emissora preparou uma maratona de nove horas de programação, com diversas atrações inéditas, que seguirá até às 6h da manhã do dia 1º janeiro e inclui uma retrospectiva dos seus 25 anos e musicais com Gerônimo, Tom Zé, Margareth Menezes, Mariene de Castro e outros nomes.

Às 21h, vai ao ar a Retrospectiva 2010, uma produção da TV Brasil, que relembrará os principais fatos e as personalidades que marcaram a cena brasileira e mundial ao longo do ano. Às 22h, a Retrospectiva 25 Anos TVE, com uma hora de duração, mostra a trajetória da emissora dividida em cinco temas – documentários, transmissões ao vivo, programas, jornalismo e cultura.

Maga – A partir das 23h, a TVE Bahia exibe três musicais inéditos dedicados, na sequência, a Margareth Menezes, Gerônimo e Mariene de Castro. O especial ‘Acusticamente’ apresenta o show que marcou o lançamento do DVD de mesmo nome lançado por Margareth Menezes em 2010. Realizada na Concha Acústica do TCA, a apresentação traz a diva do afro-pop cercada de convidados como Carlinhos Brown, Roberto Mendes, Saulo ‘Eva’ Fernandes e Banda Didá. Além de Mateus Aleluia (ex-Tincoãs) e o guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, durante a performance de Quereres (Caetano Veloso).

Gerônimo – Com ‘Maré de Lançamento’, mais um especial inédito, no ar à meia-noite, Gerônimo foi o escolhido para abrir a programação 2011 da TVE Bahia. Trata-se do mesmo conteúdo do DVD que o artista prepara-se para lançar às vésperas do próximo Carnaval. A gravação foi realizada em fevereiro passado, na sala principal do Tca, e mostra um momento particular do compositor de ‘É D’Oxum’, ‘Eu Sou Negão’ e outros clássicos.

Mariene de Castro – Também inédito e, do mesmo modo, gravado na sala principal do TCA, o show ‘Santo de Casa’, a 1h40 do dia 1º, traz o vozeirão e os requebros de Mariene de Castro, considerada uma das grandes revelações da música afro-baiana nesta primeira década do século XXI. A cantora põe todo mundo pra curtir e cantar junto um repertório emblemático, que vai de Dorival Caymmi a Roque Ferreira, este último o grande homenageado da cantora na temporada 2010.

Tom Zé – Em novembro de 2009, Tom Zé, então há 18 anos sem se apresentar em Irará, volta à terra natal para ser a atração principal da Festa da Mandioca. É esse lance antológico da biografia do músico e da própria MPB que o público da TVE Bahia poderá rever a partir das 3h10. Além do show e do especial televisivo’Tom Zé em Irará’, o reencontro do mais irrequieto dos tropicalistas com as suas raízes rendeu o projeto de um longa-metragem ainda em fase de produção.

Festival do Sesi – Às 4h30, entram na tela os músicos do Trio 202 – Nelson Ayres, Ulisses Rocha e Toninho Ferragutti, três bambas do jazz brasileiro, desafiando a gravidade em apresentação exclusivamente gravada pela TVE Bahia na edição 2009 do Festival de Música Instrumental da Bahia.

E às 5h30, para encerrar a virada, é a vez de conferir os talentos emergentes do 2º Festival Sesi de Música em um documentário que revela a proposta e um making of do evento, além da participação de Cau Ribeiro e Aline Souza, vencedores da etapa baiana do festival entre 20 concorrentes e representaram o Estado na grande final realizada em Belo Horizonte.

Resumo de noticia do site Salvador com H

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s