Prefeito de Água Fria recebe MST

153-2
Adailton Nunes reuniu-se com o Movimento que ocupou a Prefeitura do Município

Postagem original em 15/01/2011 18:15 –
Por Roque da Gazeta de A GAZETA de IRARÁ

A Prefeitura de Água Fria foi invadida e ocupada por mais de trezentos integrantes do (MST) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem – Terras. Eles tomaram a sede do Executivo no amanhecer do dia 13 de dezembro (quinta feira), passaram o dia, cozinharam (segundo comentários a própria prefeitura forneceu alimentos – 30 kg de carne, 30 kg de verduras, 30 kg de frangos, além de leite e massas).

O Prefeito Adailton Nunes estava em viagem ao TCM Tribunal de Contas dos Municípios e na sexta feira atendeu os lideres do movimento em seu próprio gabinete. A invasão foi coordenada pela Brigada Antônio Conselheiro, da Regional Recôncavo, liderada pelo Senhor Clésio Marques, da direção estadual do Movimento.

veja álbum de fotos

A maioria dos militantes é do Assentamento Menino Jesus, localizado a 18 km da sede do município, no sentido do Povoado do Maracaiá, nua área de 12 mil tarefas onde funcionava a antiga Bahia Celulose. O Assentamento Menino Jesus já está consolidado, os mesmos já possuem o titulo da terra e tem 12 anos de existência, onde residem 212 famílias, e conta com uma escola municipal, posto do PSF e sistema de abastecimento de água e o governo Wagner está construindo uma escola com 10 salas de aula e sempre tiveram o apoio da Prefeitura Municipal de Água Fria.

Reivindicações

A invasão foi bastante pacífica. O motivo da mesma é exigir do governo municipal melhorias nos setores de saúde, educação, cultura, produção e infra- estrutura.

No setor da saúde estão exigindo Construção de um Posto de Saúde, a aquisição de uma ambulância ou transporte para socorrer pacientes e um agente de saúde.

Na educação o Movimento exige a contratação de funcionários (2 agentes públicos, 2 porteiros) nomeação de diretor, vice, secretária e coordenação pedagógica, construção de parque infantil, fornecimento de ônibus para encontros do movimento a nível regional e uma cota de xerox.

No Setor de Produção e Infra–estrutura o movimento está exigindo iluminação pública, aluguel de um carro para o acompanhamento na Brigada, liberação de 06 militantes, uma cota mensal de 500 litros de gasolina e 500 litros de diesel, total apoio em programas de produção agrícola, contratar um bombeiro, placas de sinalização e construção de quebra–molas, manutenção da estrada que liga Água Fria ao Assentamento, coleta de lixo, construção de uma Praça, limpeza e manutenção do espaço público e manutenção do abastecimento de água.

Denúncias, sugestões e repercussão

Os assentados se queixaram das péssimas condições da educação no assentamento e denunciaram que os professores que atuam nas escolas, chegam tarde e saem muito cedo, não cumprindo nem quatro horas de trabalho. E fizeram uma proposta para que o Prefeito abra um concurso público especifico com vagas para os residentes no movimento e se queixaram que a pedagogia do movimento não é ensinada em sala da aula.

O Prefeito Adailton mostrou que a educação de Água Fria passa por grandes dificuldades, pois tem mais de 73 professores excedentes do concurso realizado pela gestão anterior em 2008 e que os recursos são insuficientes e que a queda de repasse é constante, mas que iria estudar a situação dentro da legalidade. Adailton enfatizou que desconhecia o descumprimento da carga horária por professores e que iria tomar providencias e que iria fazer o possível para atender as reivindicações do movimento. Adailton estava acompanhado da Secretária de Ação Social Monica Dantas.

Uma equipe da TV Subaé esteve na audiência e este fato foi notícia em todos os jornais e sites do Brasil. Algumas Prefeituras do sul da Bahia também foram invadidas pelo MST. Até as 14 horas do dia 14 os militantes continuavam acampados na sede Prefeitura de Água Fria que praticamente paralisou todas as suas atividades.

Texto e Imagens de Roque da Gazeta – Informativo A Gazeta de Irará

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s