Prefeitura anuncia novo Secretário de Educação

Secretaria será conduzida pelo professor Márcio Jambeiro

Postagem original em 10/01/2011 17:13 – por: Roberto Martins

Após completar o segundo ano de mandato, o Prefeito Derivaldo anuncia o terceiro titular de Educação.
Primeiro foi a professora Marize Damiana, Secretária em 2009, pedindo renúncia no final do ano. Depois foi a Secretária Andrea Marques, que atuou em 2010, e agora será substituída pelo professor Márcio Jambeiro, diretor do São Judas, maior colégio do Município com 1750 alunos, desde o inicio da atual gestão municipal.

Nota da PMI

De acordo com nota da Prefeitura Municipal de Irará (PMI), enviada pelo seu setor de comunicação via e-mail ao Iraraense, Márcio, que é licenciado em História pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e já lecionou em escolas e cursos pré-vestibulares em Cachoeira, Tucano, Cruz das Almas, Feira de Santana e Irará, conseguiu avanços importantes à frente do São Judas.

O escrito aponta diminuição da evasão escolar na turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos), correção Série/Idade nas turmas com alto nível de repetência e implantação do cronograma de provas por unidade.

Ainda segundo a nota da Prefeitura, “Sob a direção de Márcio o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do São Judas subiu de 2.3 para 3.0 pontos. Um aumento de sete décimos, quando a média do MEC (Ministério da Educação) é de um décimo por ano”.

Terceiro

Márcio Jambeiro, que já havia sido cotado para ser secretário de educação quando da renúncia da professora Marize Damiana, sinaliza que o convite lhe veio como uma surpresa, pois para ele “ninguém esperava” a queda da secretária Andréa.

O novo Secretário não comentou a saída de sua antecessora. No entanto, ele disse acreditar que a relação do prefeito com o PT (Partido dos Trabalhadores), legenda da vice Prefeita (Darci Lima) a qual a antiga secretária é filiada, tenha criado algumas barreiras.

Márcio usa a própria condição de diretor de São Judas para exemplificar. Ele aponta falhas de comunicação entre a sua pessoa, segundo o mesmo “um diretor ligado ao prefeito”, e a secretária. O ex-diretor do São Judas afirma que a antiga titular da educação não lhe ouvia em suas reivindicações e depois ameniza: “não posso dizer se houve algum tipo de boicote”.

Sobre o fato de ser o terceiro Secretário de Educação desta gestão municipal Márcio disse achar “muito complicado”.

“Porque quando muda muito todo ano, a coisa não anda. Mexe na estrutura, bota pessoas num lugar, no outro…”, declarou Márcio Jambeiro, informando que resolveu assumir diante da afirmação do Prefeito de que lhe daria o suporte necessário.

Propostas

Sobre suas propostas à frente da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Márcio disse que urgentemente precisa trabalhar na Reforma das Escolas. “Esse ano de 2010 a Prefeitura não interviu nas escolas. O São Judas mesmo tá um caco”, declarou, lembrando da urgência da medida diante da iminência do recomeço das aulas.

O novo Secretário também falou que é preciso atuar no pedagógico do município. Para ele o pedagógico está fora do contexto. Sobre esta questão, Márcio salienta que talvez seja necessária a contratação de uma consultoria. Ele também disse que precisa estudar um pouco a questão da coordenação. “Acho que tem muito coordenador nas escolas”, disse.

Márcio Jambeiro também mencionou o Concurso Público. Para ele não dará tempo de fazer a concorrência pública para começar o ano letivo. O secretário afirmou que o edital do concurso já está sendo preparado e a intenção é iniciá-lo no final de fevereiro ou inicio de março, mas terá de dar a partida ao período de aulas contando com o trabalho dos prestadores de serviço.

N do R – A reportagem tentou contato com o prefeito Derivaldo Pinto e com a ex-secretária Andrea Marques, mas não teve sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s