Reforma da Praça da Matriz sem data prevista para conclusão

De acordo o Secretário de Administração, obras serão aceleradas com volta dos repasses

155-2

Postagem original em 06/01/2011 20:50 – por: Roberto Martins

Neste ano de 2011 os Festejos em homenagem a Nsa. Da Purificação dos Campos, religioso e profano, não poderão contar com a estrutura da Praça Pedro Nogueira (Matriz). A reforma da praça, iniciada em meados de 2010, ainda não foi concluída e não existe um prazo previsto para conclusão da mesma.
De acordo com o Secretário de Administração do Município, Glauber Santos, o retardo das obras acontece devido a atrasos nos repasses dos recursos por parte da CONDER(Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia).

“Era para estarmos recebendo a quarta parcela e até agora só chegou a primeira”, declarou o Secretário, informando que tão logo os repasses voltem a acontecer as obras serão retomadas em seu ritmo normal.

Glauber disse que este tipo de atraso pode acontecer em convênios públicos e exemplificou a reforma do Mercado Municipal de Irará, na gestão anterior, como exemplo de uma obra da CONDER que demorou três anos para ser realizada.

CONDER

A reportagem tentou contato com a CONDER, mas não encontrou ninguém disponível para falar sobre o assunto. Um funcionário tomou nota dos contatos da redação e ficou de passar informações depois. Na tarde de hoje (06/01), o Portal Iraraense recebeu o e-mail transcrito abaixo, no qual não são dados maiores esclarecimentos:

“Com relação ao questionamento sobre o não repasse de mais uma parcela do convênio com a Prefeitura Municipal de Irará, para custeio da obra de reforma da Praça Pedro Nogueira, a CONDER esclarece que:

1 – O cronograma para repasses de recursos em 2011 ainda não foi efetivado, pois depende da conclusão do balanço orçamentário de 2010.

2 – Portanto, a previsão de liberação da próxima parcela deve ser efetivada até o próximo mês de março.

Assessoria de Comunicação Social da CONDER”

Parque e Noveneiras

Com a Praça Pedro Nogueira em reforma, os equipamentos do Parque, que já se acostumou a ser instalado em Irará no período da Festa da Padroeira, terão de ser instalados em outro local. O Secretário de Administração informou que há duas possibilidades em estudo.

A primeira alternativa é instalar o parque em “L”, na rua ao lado da Praça. A disposição dos equipamentos começaria em frente à Casa de Sr. Antônio Cerqueira Santos e seguiria até a Garagem da empresa de ônibus São João, onde seguiria até a frente do cemitério.

A outra seria instalar o parque na Praça Tancredo Neves, onde fica localizado a Prefeitura e o Fórum. Caso esta medida venha a ser adotada, uma das duas vias da praça (a da frente do Fórum ou de frente a O Chalé) serie interditada para o parque.

O Secretário Glauber Santos ainda informou que, diante da reforma da Praça, este ano a Prefeitura não vai realizar o Projeto “Noveneiras”.

Iniciadas já no primeiro ano da atual gestão municipal, “As Noveneiras”, como ficaram conhecidas, consistia em apresentações de grupos musicais e de cultura popular, sempre após às novenas na Igreja Matriz. As apresentações começavam desde a noite da primeira Novena e seguiam até a quinta-feira que antecedia a sexta-feira da Lavagem, quando começam os Festejos Populares de Irará.

Nota da Redação – A reportagem tentou falar com o Secretário de Infra-Estrutura e Serviços Públicos que não se encontrava em viagem para resolver assuntos de sua Secretária. Diante da conversa com o Secretário de Administração para saber de assuntos relacionados aos Festejos, aproveitamos o ensejo e questionou-se da Praça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s