Seu Biano, 96 anos, afirma ter feito parte da Coluna que matou Lampião

Declaração de ex-combatente, que reside em Irará desde 1949, contradiz notícia veiculada pela mídia nacional

103-2

Postagem original em 19/02/2011 20:13 – por: Roberto Martins

Bibiano Ferreira Dias, 96 anos, conhecido como “Seu Biano”, reside em Irará, no hoje Bairro do Cajueiro, desde 1949. Natural de Uauá – Bahia, Seu Biano veio para o município trabalhar na construção da Estrada de Ferro, que não foi concluída, e por aqui ficou.

No domingo, dia 13 de fevereiro de 2011, Seu Biano recebeu em sua casa a visita de Emerson Nogueira Pinho, Mercinho. O jovem sentiu-se motivado a procurá-lo após ler, no Portal Iraraense, a notícia “Morre em Alagoas último integrante da Volante que matou Lampião”, reproduzida de Globo.Com.

Na entrevista que fez com Biano, Mercinho escutou a afirmativa da qual já tinha ouvido falar. Biano, lúcido e disposto, além de contar ter feito parte da Volante que matou o cangaceiro mais famoso do Brasil, ainda lhe deu detalhes.

Contestação

Seu Biano contou os motivos que o levaram a entrar na polícia e “caçar Lampião”; como foi armada a tocaia, que capturou o cangaceiro; além de algumas atrocidades cometidas pelo “Rei do Cangaço”, que “não era brinquedo”, segundo declarou.

O ex-combatente ainda contesta a data que a mídia costuma divulgar como o dia de morte de Virgulino. Embora não tenha apresentado documentos, ele garante que Lampião foi executado no dia 24 de outubro de 1938 e não 28 de julho do mesmo ano, como é amplamente noticiado.

As informações de Seu Biano contradizem a notícia de que Elias Marques Alencar, falecido no Sertão de Alagoas, na segunda-feira, sete de fevereiro, seria o último sobrevivente do grupo que executou Lampião. Além de contestatórias, as declarações também podem servir como desafio ou inspiração aos historiadores.

Leia relato de Mercinho sobre o seu encontro com Seu Biano e as declarações do mesmo.

Foto: Emerson Nogueira Pinho – Mercinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s