Postagem original em 11/03/2011 18:30 – por: Roberto Martins
Hildete Neves de Farias, Gerente Executiva, conversou com o Iraraense
A recém construída agência da Previdência Social de Irará está aguardando mobiliário para começar a funcionar. A informação foi transmitida ao Iraraense pela Gerente Executiva Regional da Previdência, Hildete Neves de Farias, que recebeu a reportagem no seu Gabinete em Feira de Santana.
De acordo a gerente, a empresa que ganhou a licitação do mobiliário é sediada no Estado de Goiás e, devido às fortes chuvas acontecidas naquela região, a entrega foi atrasada. Algumas partes do mobiliário, a exemplo de cadeiras, já se encontram na agência, mas faltam outras, principalmente os balcões.
Sem querer precisar uma data, Hildete de Farias disse não demorar muito o funcionamento da agência após a chegada dos móveis. “Assim que instalar os balcões eu despacho um e-mail para Dataprev e eles já instalam (os equipamentos de informática). É questão de uma semana”, informou.
Pavimentação
A gerente lembrou o empenho da Prefeitura em doar o terreno para a construção do prédio e disse que propôs a pavimentação da Rua (Padre Jocundo – Seguindo o Cemitério), onde a agência está localizada, ao Prefeito Derivaldo Pinto.
“Alí é próximo do centro e como é um empreendimento que valoriza bastante a cidade, nada melhor do que fazer a pavimentação daquele trecho”, disse.
Hildete de Farias descarta a hipótese de não abrir a agência, caso a Rua continue sem pavimentação, mas pondera que isto não será bom para o funcionamento do órgão. “Agente vai ter prejuízo, porque os equipamentos não podem estar sendo empoeirados”, acredita.
Funcionamento
Ainda de acordo com a gerente, a Agência do INSS de Irará deve começar a funcionar com uma média de quinze servidores. Eles serão divididos nos setores de atendimento, gerenciamento, perícia, vigilância, dentre outros necessários.
Para a função de atendimento a pretensão é trabalhar inicialmente com dois servidores. Assim, como cada servidor atende em média dez agendamentos diários, a agência de Irará, neste primeiro momento, deve atender cerca de vinte pessoas agendadas por dia.
O quadro de servidores da agência de Irará será composto por pessoas remanejados de outras agências do INSS. Quanto à questão de possíveis estagiários, a gerente disse que eles são contratados através de seleção do órgão, mediada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), mas que neste ano de 2011 a agência de Irará provavelmente não contrate este tipo de pessoal.
A agência do INSS vai atender as cidades da comarca e toda micro-região, a expectativa é que este funcionamento desafogue o atendimento nas agências de Amélia Rodrigues e Feira de Santana.