Bahia e Pernambuco se aliam para democratizar o Carnaval

Postagem original em 10/03/2011 18:00 – por: Roberto Martins

Artigo publicado no Terra Magazine fala da volta de Moraes Moreira à folia baiana
Artigo do Blogueiro Francil Cruz, de Salvador, publicado no Terra Magazine nesta quinta-feira, 10, fala da interatividade e competitividade existente entre Bahia e Pernambuco.

O autor lembra que os dois estados “sempre labutaram pela hegemonia no Nordeste”. Depois, salienta que “noves fora o estúpido provincianismo, que se alimenta de inúteis rivalidades, o diálogo entre a Bahia e Pernambuco também tem sido pautado por ricas convergências”.

Algumas destas convergências são apontadas por Fraciel no texto.

“A maior revolução na folia baiana, o trio elétrico, aconteceu por influência de Pernambuco. A apresentação do Bloco Carnavalesco Vassourinhas na Soterópolis de meados do século passado inspirou os inventores Dodô & Osmar, que botaram o bloco da democratização da folia nas ruas da velha província”.

Após traçar um rápido histórico de como o carnaval da Bahia foi perdendo o seu caráter democrático, com o surgimento de cordas em voltas dos Trios e os Camarotes, por exemplo, o texto fala da interatividade de artistas baianos e pernambucanos pela re-democratização do carnaval.

São citadas as presenças de Lenine, Otto e Nação Zumbi no Carnaval de Salvador 2011, além de atos de resistência de baianos como Lazzo Matumbi e Margareth Menezes.

“E, nesta labuta contra os dragões da maldade, todos os endiabrados guerreiros tiveram novamente o auxílio luxuoso de Moraes Moreira, que voltou à Bahia para empunhar sua espada/guitarra pela (re) democratização da folia”, comenta Francil.

Leia artigo na integra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s