Postagem original em 26/03/2011 11:57 – por: Roberto Martins
Segundo Welton Araújo, sede da emissora aguarda últimos retoques
FÁBIO CALISTO
A rádio Irará FM, 104,9, deve funcionar ainda no próximo mês de abril. A informação foi transmitida por Welton Araújo, Diretor Cultural, Social e Esportivo da Associação do Cruzeiro da Queimada, entidade mantenedora da rádio, quando de nossa visita as futuras instalações da sede da emissora.
Ainda em fase de acabamento, a sede fica logo na entrada de Irará (sentido Coração de Maria) na Avenida Ruy Barbosa. Os aparelhos técnicos já foram adquiridos e estão guardados, esperando a inauguração.
“A Irara FM terá um raio de 25 km ao Norte, Sul, Leste e Oeste cobrindo toda a cidade de Irará e uma pequena parte de alguns municípios vizinhos, contudo o maior interesse é atingir somente a população iraraense”, afirma Araújo.
Legalidade
Welton Araújo falou do esforço empreendido para a aquisição da rádio, lembrando que este vem de muito tempo, e mencionou a importância das contribuições dos amigos e da comunidade para a construção da sede. Sorteios de rifas e brindes também foram realizados, com vistas a angariar recursos. “Tudo para que a rádio possa funcionar legalmente e sem interrupção”, disse.
A precaução do diretor é válida, quando são lembrados episódios de fechamento de rádios comunitárias em Irará. “Antes o serviço de comunicação via rádio era feito de forma ilegal e irresponsável, por isso tomamos todos os cuidados necessários para conduzirmos os serviços com lisura”, afirma Araújo, lembrando que “rádios clandestinas não mais poderão agir no município”.
Entre outros serviços, a rádio deve divulgar a cultura local e as notas de utilidade pública para a melhoria das condições de vida da população. A concessão para a rádio comunitária da Associação do Cruzeiro da Queimada foi outorgada pelo Ministério das Comunicações, com publicação no diário oficial do dia 12 de julho de 2010.
Texto – Fábio Calisto em colaboração ao Portal Iraraense.
Imagem: Arquivo Iraraense