Iraraenses “criam” mosquito da dengue em casa

Postagem original 12/04/2011 00:27 – por: Roberto Martins

Larvas foram encontradas em 92,5% dos lares visitados

O Departamento de Endemias, órgão da Secretaria de Saúde do Município, enviou ao Portal Iraraense alguns dados encontrados após a conclusão do balanço geral do 1º Ciclo de Visitas e Inspeções domiciliares.

Os números assustam. As larvas do mosquito da dengue foram encontradas em 92,5% dos 4.470 domicílios inspecionados. O registro também informa 12 notificações de casos suspeitos, sendo que dois foram reagentes para dengue, além do aumento dos índices da zona rural, especificamente nas regiões de Largo, Bento Simões e Sucupira.

Embora não tenha comunicado os índices, o escrito do Departamento informa que as três localidades descritas acima, antes zonas negativas de larvas, agora registram números acima do esperado.

Autoridades

Para o Diretor do Departamento, Fábio Calisto, estes resultados já estavam sendo previstos e mostram o descaso por parte da população ao controle da dengue em sua própria moradia. “A Dengue só não é erradicada do Brasil novamente porque a população, infelizmente, não toma consciência da gravidade do problema”, disse o diretor.

Neste 1º Ciclo de 2011, o índice de infestação predial, que era de 0,47% no final de 2010, chegou a 0,84%. Apesar do aumento, a situação não assusta tanto as autoridades, que esperavam uma elevação ainda maior do índice. “Com este resultado, conseguimos manter o controle de circulação do vírus sem muitos casos confirmados”, comenta o Secretário de Saúde Vital Bacelar.

Vale lembrar que já foi sancionada a Lei Municipal nº 688 que multa os donos de domicílios reincidentes em focus do mosquito da dengue. Resta saber se a lei vai pegar e se vai colaborar para a diminuição dos focus no município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s