Jotacê Freitas lança Cordel Eletrônico

Postagem original em 26/03/2011 11:47 – por: Roberto Martins
116-2
Obras do poeta são publicadas por editora virtual

Em tempos de “Cordel Encantado”, que resgata as tradicionais histórias de princesas e cangaceiros na TV, o cordelista baiano Jotacê Freitas, ousa no mercado editorial lançando o E-Cordel. Trata-se do mais novo produto da Agbook, editora virtual com produção impressa por demanda e agora também atuando na área dos E-Books.

A ideia surgiu após o sucesso de 3 antologias intituladas: BAIANICES, BAIANADAS E BAIANIDADES – Volumes I, II e III, onde selecionou 7 histórias em cada, com temas soteropolitanos, sexuais e rurais, retratando sua terra natal. A convite da editora, os 3 volumes foram reunidos em um só e agora todos saem no formado E-Book atraindo uma nova parcela de leitores virtuais com o preço até 70% mais barato que a versão impressa.

Sua experiência em sala de aula como arte-educador, utilizando a Literatura de Cordel como ferramenta pedagógica facilitadora do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, também está registrada no livro CORDEL PEDAGÓGICO – Teoria, técnicas e práticas da Literatura de Cordel em sala de aula.

Os interessados devem acessar a página www.agbook.com.br , digitar na busca pelo nome do autor ou dos livros desejados.

Influências

Nascido na cidade de Senhor, onde conheceu um cantador cego na feira livre, ainda na infância este poeta foi influenciado pela Literatura de Cordel,uma das preferidas por sua mãe, fã de Lampião, Princesa da Pedra Fina, Bocácio e Padre Cícero.

Em 1999, ao ingressar no Curso de Letras da UFBA, Jotacê Freitas, conheceu o Programa de Estudos e Pesquisas da Literatura Popular – PEPLP, dirigido pelas pesquisadoras e professoras Doralice Alcoforado e Maira Del Rosário, entregou-se com paixão ao tema, foi pesquisador bolsista do grupo e tornou-se um dos grandes nomes do gênero e professor que atua em sala de aula com o Cordel e realiza oficinas para instituições educacionais formando professores e alunos na arte do cordel.

Atualmente tem mais de 100 folhetos publicados. Foi vencedor do CONCURSO NACIONAL DE LITERATURA DE CORDEL – 2005, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Em 2010, foi um dos 5 baianos selecionados no PRÊMIO MAIS CULTURA DE LITERATURA DE CORDEL – PATATIVA DO ASSARÉ, realizado pelo MINC e aguarda e liberação da verba para publicar o romance baseado na tradição oral dos contos de reis e princesas: O REI CEGO E OS FILHOS MAUS.

Discípulo de Cuíca de Santo Amaro, podemos destacar os seguintes títulos do autor: Os gays que quebraram o pau numa praia da Bahia, O Padre que deu o santo na igreja da Lapinha, O buraco do Metrô arrombou com Salvador, O prefeito que arrancou o pau dos velhos, O baba em que Bobô babou, Quando o Bahia for D o vitória vai fazer o Curso A, A garota de programa que se entregou a Jesus, entre outros disponíveis na Banca de Cordel da mercado Modelo, Sebo Berinjela, Pérola Negra Cds raros e na loja virtual: http://www.agbook.com.br

Capturado do Blog do Poeta Jotacê Freitas

Foto: Acervo Casa da Cultura de Irará – Colóquio de Literatura Popular 2006.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s