Nadinho assume mandato de vereador

Postagem original em 02/04/2011 11:59 – por: Roberto Martins

108-2

Posse aconteceu nesta sexta, 01 de abril

O Plenário Dr. Aristeu Nogueira, da Câmara Municipal de Vereadores de Irará, estava com suas dependências cheias na tarde desta sexta-feira, 1º de abril. Podia até ser dia da mentira, mas os presentes estavam ali para testemunhar a posse de Nadinho de Cotinho como vereador. Visivelmente emocionado, o mais novo edil da câmara de Irará, demonstrava satisfação com esta verdade.

Francisnaldo Venas Xavier, 25 anos, candidato a vereador em 2008, pelo PSDC, dentro da Coligação Irará livre, que elegeu o Prefeito Derivaldo Pinto, obteve 277 votos e ficou na segunda suplência. Agora ele assume em vaga de José Elesbão Pinto Neto (PV), 1º suplente, licenciado por recomendações médicas. Elesbão havia entrado em substituição ao vereador Carlos César Barreto (Cesinha) (PTN), que foi cassado diante de denúncias de irregularidades nas contas da Câmara, durante sua gestão de presidente.

Veja resultado das eleições 2008 em Irará

Vereadores

A sessão solene de posse foi aberta pelo presidente da casa, Vereador Dudu da Caroba (PR). No seu pronunciamento, o presidente disse que vê em Nadinho um “político de ideal”. Depois falou o vereador Nenga do Saco do Capim (DEM). Este lamentou o fato de Nadinho ter ingressado na câmara por motivo da doença do vereador Elesbão e deu boas vindas ao novato.

Em seguida fez uso da palavra o vereador Professor Bira (PC do B). Lendo um discurso preparado para a ocasião, Bira disse que Nadinho é um jovem empreendedor. Falou da trajetória do novo colega e enfatizou que um vereador deve “zelar pela dignidade da câmara”. O pronunciamento seguinte foi do vereador Carlinhos (PMDB). “Você é um cara que o povo de Irará conhece”, disse Carlinhos, mencionando o caráter de Nadinho e se colocando a disposição dele.

O vereador Genival disse que a câmara de Irará recebeu o “terceiro presente” desta legislatura, lembrando as posses dos suplentes Elesbão, Bira e, agora, Nadinho de Cotinho. Ele desejou felicidades ao recém empossado colega. Já o vereador Juarez disse torcer para Nadinho fazer na câmara “o papel que os vereadores não conseguiram fazer ainda”. E fez mais declarações: “Isso aqui é uma bomba”; “tem de ter coração”.

A vereadora Maria Bacelar (PSB) e o vereador Sardinha (PT do B) não estavam presentes.

Prefeito

Além do comparecimento de Secretários do Governo Municipal de Irará, também foi registrada as presenças do vice-prefeito de Santanópolis, Geraldo Cunha, e do Prefeito de Irará, Derivaldo Pinto. Ambos foram convidados pelo presidente Dudu para fazer parte do plenário e fazerem uso da palavra.

Em seu momento de fala, o Prefeito Derivaldo solicitou falar da tribuna “para ficar de frente para ao público”. Assim como o vereador Ubiratan o Prefeito Derivaldo também fez uso de um discurso previamente preparado. O texto abordava aspectos do exercício da política e da personalidade do jovem Nadinho.

“Em tempo em que as pessoas se afastam da política, é gratificante ver a pessoa de um jovem que vai contribuir com a nossa terra”, disse Derivaldo sobre a chegada de Nadinho à Câmara. O prefeito também falou que as pessoas costumar definir os políticos como “desonestos” ou como “bestas”. Na descrição feita por Derivaldo, os segundos seriam os que trabalham e não tiram proveito do erário público para si. “Não tenha medo Nadinho, de ser chamado de besta”, aconselhou o Prefeito.

Nadinho

Sob fortes aplausos o já Vereador Francisnaldo Xavier (Nadinho de Cotinho) (PSDC) foi anunciado. Assim como o Prefeito, Nadinho pediu para fazer uso da tribuna e também levou o seu discurso preparado.

Logo de início Nadinho lembrou dois amigos já falecidos: Igor Nascimento (gerente da Embasa) e Ruan Martins, pedindo palmas para ambos. Depois iniciou suas falas, lembrando da campanha eleitoral de 2008 e agradecendo aos amigos, familiares e todas as pessoas que lhe apoiaram e acreditaram nas suas propostas, enquanto candidato.

Nadinho afirmou que “não se candidatou por ambição pessoal ou carrerismo político, mas sim para contribuir por um Irará mais justo”. Ele se classificou como um “missionário da democracia e da liberdade” e concluiu assumindo um compromisso: “não envergonharei, um só minuto, aqueles que votaram em mim e me deram apoio”.

Ao final da fala de Nadinho, a Sessão foi encerrada pelo presidente Dudu, mas logo em seguida o novato já fez uma quebra de protocolo. Nadinho fez uso do microfone para anunciar rapidamente “um pequeno coquetel” servido no Bar O Chalé. Neste momento, o mais recente vereador da câmara foi ainda mais aplaudido do que em todos os outros anteriores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s