Cultura de Irará fica mais pobre, morreu Dante Barbosa

Postagem original em 11/05/2011 14:57 – por: Roberto Martins

195-2
Município perde poeta, escritor, cancioneiro e militante cultural

A cultura de Irará ficou mais pobre nesta quarta-feira, dia 11. Faleceu o poeta, escritor, cancioneiro e militante cultural, Dante Gonçalves Barbosa. Funcionário da justiça, Dante trabalhou no Fórum de Irará por muitos anos, mas ficou mais conhecido no segmento cultural do município. Além de suas obras, ele também participou de entidades culturais, tendo sido um dos diretores fundadores da Casa da Cultura de Irará (CCI).

Dante escrevia cordéis e poemas. Gravou o CD “O cancioneiro”, no qual interpretava canções próprias e de outros compositores. Ele também publicou um livro de autoria própria. “O Aguadeiro de Valerine” foi lançado em Irará, em maio de 2009, e também em Salvador. Dante estava residindo na capital da Bahia, onde participava de eventos e grupos literários, como a Academia de Cultura da Bahia (ACB) e o Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA).

Marcado pela chaga do alcoolismo há tempos atrás, Dante foi um dos pioneiros na implantação dos Alcoólicos Anônimos (AA) em Irará, entidade que ajudou a transformar a sua vida e a de muitas pessoas no município. Na política, chegou a ser candidato a vereador em 2000 pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas não foi eleito.

Dante mantinha um site na internet, no qual era apresentado um pouco da sua biografia, da sua obra literária, fotos e relatos de eventos dos quais participava. No segundo semestre de 2010 a Revista Cadernos de Literatura do Grupo de Ação Cultural da Bahia, publicou alguns poemas de Dante.

O sepultamento será na tarde de hoje, às 16h, com saída da casa de Diógenes Barbosa, irmão de Dante, onde o corpo está sendo velado.

Foto: site de Dante Barbosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s