Emerson Nogueira encontra familiares de Pedro Veiga

Postagem original em 24/05/2011 00:47 – por: Roberto Martins

199-2
Acaso leva viúva e filho de ex-intendente à jovem memorialista

Pedro Veiga, homenageado com nome de Rua em Irará, foi intendente do município entre 1942 e 1945. Antes de dirigir a cidade nascida da luz do sol, Pedro Veiga já havia sido Prefeito de Jequiriça. Pedro, político e advogado, chegou à Irará após a vinda do seu irmão, o coletor de impostos Gustavo Veiga.

Após ser acometido por um AVC (Acidente Vascular Cerebral – popular “derrame”), Pedro faleceu precocemente, aos 40 anos, em Salvador, onde tentava se recuperar da doença.

As informações foram prestadas por Dona Celsina, 90 anos, viúva de Pedro Veiga, ao jovem Emerson Nogueira Pinho (Mercinho). Celsina, junto com seu filho, João Veiga, encontrou o jovem por acaso e lhe contou algumas histórias. Entre elas, como ela veio morar em Irará e como conheceu e se casou com Pedro.

Dona Celsina reside fora de Irará desde pouco tempo depois do falecimento de seu esposo, ocorrido em 1945. Entretanto, dos primeiros anos da decada de 1980 em diante, quando descobriu que “já tinha ônibus pra Irará”, ela passou a visitar a cidade com certa freqüência. Numa destas visitas, alugou uma casa para passar alguns dias.

Recentemente, veio à cidade e encontrou a casa onde se hospedou. Entrou no imóvel, junto com o filho João Veiga, e começou a re-lembrar fatos lá ocorridos. Neste ambiente, o acaso possibilitou o encontro de Dona Celsina, seu filho João e o jovem Emerson Nogueira.

A casa visitada pela viúva de Pedro Veiga é onde atualmente funciona a sede do CRAS – Centro de Referência e Atenção Social, local onde o jovem Emerson Nogueira trabalha, no atendimento do Programa Bolsa Família. Após descobrir de quem se tratava, Emerson não pestanejou e registrou suas conversas com D. Celsina.

Desta maneira, o jovem Mercinho que já registrou memórias de Mestre Jilú em livro e já entrevistou o velho Biano, agora brinda Irará com mais um presente. Ele trás algumas das memórias da viúva de Pedro Veiga, cujo conteúdo na íntegra, os interessados podem ler, clicando no link abaixo.

Clique aqui e leia integra do relato de Emerson Nogueira sobre sua conversa com Celsina Veiga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s