Encourados de Pedrão desfilam a cavalo no Dois de Julho, em Salvador

Postagem original em 02/07/2011 12:48 – por: Roberto Martins

Vaqueiros ajudaram na expulsão das tropas portuguesas em 1823

Do G1 BA

Os vaqueiros dos ‘Encouraçados de Pedrão’ compareceram a cavalo ao cortejo cívico em homenagem ao dia da independência na Bahia, o Dois de Julho, nesta manhã de sábado (2).Cerca de 40 vaqueiros abriram o desfile, junto às autoridades militares e políticas, acompanhando os dois carros, um do caboclo e outro da cabocla. A manifestação popular estava ameaçada por uma recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que sugeriu aos vaqueiros desfilar sem os cavalos, atendendo à solicitação de entidades ambientais.

No último dia 30 (quinta-feira), o promotor de Justiça Heron Santana, titular da Promotoria do Meio Ambiente do MP na Bahia, confirmou que a recomendação existe, mas não há ação oficial, como da lavagem de Senhor do Bonfim e do Garcia, tradicionais do estado.

História

A tradição dos ‘Encourados de Pedrão’ é a manifestação popular mais antiga do município Pedrão, que fica a 131 km de Salvador. Foi iniciada há mais de 180 anos, como parte das comemorações da independência da Bahia. O grupo é formado por 40 cavaleiros, que representa a participação dos vaqueiros na expulsão dos portugueses em 1823. Há quase dois séculos são eles que abrem o desfile de Dois de Julho, que sai da Lapinha e vai até o Campo Grande, em Salvador. Vestido a caráter, os vaqueiros completam todo o percurso montados a cavalo.

O escritor José Galdino se junta à luta em poesia. “O que a Bahia consagrou, na luta pela independência, heróis e vencedores. Por essa terra meu amor, a minha terra é lembrada. Bahia, Brasil, Pedrão, o final da caminhada”.

Notícia – Reprodução/G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s