Domingo, 21, tem inauguração da Casa do Samba

Postagem original 17/08/2011 18:35 – por: Roberto Martins

233-2
Sede funciona no antigo quartel e homenageia Dr. Deraldo Portela

A Casa do Samba Dr. Deraldo Portela, será inaugurada no próximo domingo, 21 de Agosto, em Irará. A sede será no antigo quartel da cidade, situado à Rua Cel Elpidio Nogueira, em frente à sede da Associação Comercial e Empresarial de Irará – ACEI.

O prédio, cedido pela prefeitura municipal de Irará será utilizado pela casa do Samba e também pela a Associação de Artesanato da cidade. A intenção com a Casa do Samba é fortalecer os grupos iraraenses, além de possibilitar o intercâmbio dos mesmos com os sambas de outras cidades da Bahia, através da Rede do Samba de Roda da Bahia.

Homenageado

A forte aproximação de Dr. Deraldo Portela com o samba de roda lhe fez valer a homenagem de batismo da casa. Portela, além ter sido prefeito na década de 1960 e médico bastante querido, tendo exercido a medicina por cerca de sessenta anos em Irará, sempre foi um homem dedicado às manifestações culturais.

Ele hoje é Presidente de Honra da Filarmônica 25 de Dezembro, após ter dirigido a entidade por quarenta anos. O “doutor da cultura”, como Dr. Deraldo Portela também é chamado, sempre apoiou a cultura popular. Foi o principal incentivador para as primeiras apresentações de grupos da zona rural na sede do município. Ainda hoje, ele abriga um grupo de samba de roda em sua própria casa. É lá que o pessoal ensaia e se arruma antes das apresentações.

De perfil humildade, Dr. Deraldo Portela relutou um pouco para receber mais uma homenagem dos seus conterrâneos iraraenses. “No início ele me disse que era para procurar outra pessoa, mas acabou aceitando a ideia”, conta Olivia Roberta, sambadeira e Coordenadora de Cultura Popular do Departamento de Cultura do Município.

Rede

A Casa de Samba de Irará compõe a Rede do Samba de Roda da Bahia, formada por Casas de Samba em 15 municípios (ver abaixo).

O fortalecimento da Rede do Samba de Roda da Bahia tornou-se possível através do Projeto Pontão do Samba, coordenado pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA).

A ASSEBA surgiu em 17 de abril de 2005, a partir do movimento deflagrado pelos grupos de samba de roda do Recôncavo Baiano. O movimento começou, estimulado por uma série de pesquisas realizadas pelo Instituto do Patrimônio Historio Artístico Nacional – IPHAN, para constituição do dossiê sobre o samba de roda.

15 Cidades

Casas Inauguradas em:

Feira de Santana, Maragojipe, Antonio Cardoso, Saubara, São Francisco do Conde, São Félix, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuipe e Cachoeira.

Casas a Inaugurar em:

Terra Nova (20/08), Irará (21/09), Salvador (sem data definida) e Simões Filho (sem data definida).

Com trechos e informações do Blog Casa do Samba da Bahia

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s