Sapateiro divulga Irará no centro de Salvador

Postagem original em 17/09/2011 12:35 – por: Roberto Martins

240-2
Irênio Pereira trabalhou na fábrica de Sr. Julinho

DA REDAÇÃO DO IRARAENSE

O iraraense que estiver no centro de Salvador, andando no sentido contrário aos carros na Rua Carlos Gomes e virar à direita, na rua Pedro Autran, primeira após a Superintendência do Trabalho e Emprego, terá uma grata surpresa.

Uma placa indica: “Sapateiro de Irará”.

Lá dentro quem atende é Irênio Pereira. Sem interromper o seu ofício, Pereira informa que é natural de Irará e costuma visitar a cidade todo mês, onde ainda tem residência. Ele conta que, antes de mudar para Salvador, trabalhou por mais de 20 anos na extinta fábrica de sapatos de Júlio Valois, o Seu Julinho.

Os clientes foram os responsáveis pelo batismo do estabelecimento de Irênio Pereira. “A turma foi falando ‘sapateiro de Irará’, ‘sapateiro de Irará’… aí ficou’”, explica. Sobre o cenário de sua profissão, Pereira considera que está a “mesma coisa hoje e antes”.

25-3

Zé Tapera

Abaixo da placa, à porta da modesta instalação de Irênio Pereira, tem um par gigante de sandálias. O calçado é de número 60. Nas tiras, o nome do único ser humano que talvez pudesse usá-lo: “Zé Tapera”.

Tapera foi um cidadão iraraense com fama de pés grandes. Tom Zé, na canção em que homenageia a Lavagem de Irará, fala que “São Pedro caiu na risada” ao ver o tamanho dos pés do moço.

Irênio Pereira tem motivos de sobra para homenagear Zé Tapera. O homem dos pés grandes, além de ser figura conhecida em Irará, é tio do sapateiro. Entretanto, o sapateiro não teve a felicidade de fazer sapatos para o tio, que segundo reza a lenda só usava sapatos encomendados, pois, quando ele nasceu Tapera já havia falecido.

26-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s