Feira da Mandioca termina com promessa de melhoras no próximo ano

Postagem original em 17/12/2011 19:40 – por: Roberto Martins

284-2
Sétima edição do evento, que voltou a acontecer em 2011 após um ano de recesso, foi menor do que as duas anteriores
“E digo a vocês que no dia 02 de janeiro de 2012 já começaremos a trabalhar para a oitava edição de Feira da Mandioca”.

As palavras acima foram ditas por Luis Carlos Marques, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará – STRI no domingo, 11, à noite, no Palco da Feira Regional da Mandioca. Luiz agradeceu a colaboração de todos os que trabalharam pela realização da feira e dos participantes e pediu desculpas por possíveis falhas que tenham acontecido.

A falha maior ficou implícita na promessa do presidente. Sem planejamento e elaboração de projeto previamente, a Feira teve dificuldade e não conseguiu angariar recursos o suficiente para fazer um projeto maior.

Sem recursos suficientes, a Feira, que não tinha sido realizada em 2010 justamente por falta de verbas, voltou menor do que as de 2009 (Tom Zé) e de 2008 (Santana).

43-3

Abertura

Problemas estruturais já puderam ser visto na Abertura Oficial. O horário programado para acontecer foi 15h, mas neste momento, alguns stands e outras partes da estrutura ainda estavam sendo montados.

Além das pessoas que trabalhavam nos stands não havia público presente. Convidados para participar da Cerimônia de Abertura, o Secretário Estadual de Planejamento, Zezeu Ribeiro; e os Deputados, Joseildo Ramos (PT) e Bira Coroa (PT), passeavam pelos stands que já estavam preparados, conduzidos pelo prefeito, Derivaldo Pinto, e pela vice-prefeita,
Darci Lima.

40-3

Stands

Ao todo foram nove stands na Feira. O stand da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agricola), da Escola Família Agricola, das Beijuzeiras da Tapera Melão, da Associação de Artesanato, do CRAS (Centro de Referencia e Ação Social – órgão subordinado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura), da Metalúrgica Forno Bom, e mais três bares e/ou restaurantes.

No stand da EBDA era possível ver algumas inovações técnicas do meio rural. Era apresentado aos visitantes um mecanismo de irrigação, montado a partir de uma bicicleta (clique aqui e veja).

Também estavam em exposição, utensílios feitos a partir da manipueira. Pode parecer incrível, mas deste liquido venenoso, extraído da mandioca, pode ser feito vinagre, tijolo ecológico, inseticida, adubo, sabão liquido e em barra, entre outros produtos (clique aqui e veja). Além de exibir a produção, técnicos da EBDA ensinavam aos agricultores como fazê-la artesanalmente.

No sábado, 10, à tarde, as beijuzeiras reclamaram do movimento. Já na noite de domingo, 11, já era grande o movimento de pessoas saciando o apetite com produtos da mandioca.

Artesãs da Casa do Artesão também reclamavam do movimento da Feira no sábado à tarde. Elas disseram que a vendagem de peças estava muito ruim. Para elas o stand foi prejudicado na sexta, 09, à noite, pelo o atraso na instalação da luminária, que, segundo disseram, só aconteceu às 21h.

“Sem atração não vem pessoas de fora e fica mais difícil vender nossos produtos”, diziam as artesãs sobre a programação, este ano composta basicamente por grupos musicais da cidade, como acontecia nos primeiros anos da Feira da Mandioca.

45-1

Shows

Além de concentrar a grade dos shows praticamente com atrações locais, a feira também teve a estrutura da festa reduzida. O pequeno palco montado ficou perdido no grande espaço do centro de abastecimento.

Apesar de não lotar o espaço, naturalmente difícil de atingir lotação porque é grande, o evento contou com um público bastante relevante durante os shows. Além das bandas locais, a presença do Forró J. Sobrinho de Feira de Santana agradou o público. Um dos pontos negativos foi o atraso de mais de uma hora da banda Por Akaso, no Domingo.

41-3

 

46-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s