Filarmônica 25 de Dezembro inova na sua Tradicional Retreta de Natal

Postagem original em 30/12/2011 17:15 – por: Roberto Martins

POR JONAS PINHEIRO | Especial para o Portal Iraraense

292-2
Banda inseriu instrumentos como guitarra e teclado em apresentação natalina

Quem pôde estar presente em frente à sede da Filarmônica 25 de Dezembro, nesta véspera de Natal, teve o privilegio de assistir uma belíssima apresentação musical.

Com direito a, além da Filarmônica, apresentações de um grupo de musica instrumental, de As Pastorinhas e do Grupo de Flauta Doce Aniceto de Azevedo. Foi a tradicional Retreta de Natal produzida anualmente pela Filarmônica.

As apresentações se iniciaram com a 25 de Dezembro, no entanto havia algo diferente de apresentações passadas.

O regente da banda, elétrico e bem humorado, não apenas regia os músicos à sua frente. Frenético, ele dançava, dava dicas ao operador de som e girava por todo espaço no qual se apresentava. França ou simplesmente “Cara de Gato”, como prefere ser chamado, é o maestro em questão.

Inovações

As inovações desta Retreta, não pararam por aí. Numa das músicas executadas houve a participação do guitarrista Neto Paes e do tecladista Thiago França, acompanhando a banda, algo bem fora do comum no universo das filarmônicas.

Outro ponto alto da apresentação aconteceu quando, junto com a filarmônica, a Orquestra mirim de flauta doce executou “Noite Feliz”. Isso sem falar no belo arranjo da música de Bob Marley, “Is This Love”, que arrancou aplausos acalorados da plateia.

Após a Filarmônica, apresentou-se um grupo de música instrumental. Formado pela união de alguns músicos da banda, inclusive “Cara de Gato”, e músicos locais.

O grupo inicialmente seria um sexteto, mas muitos foram os interessados nesse projeto. Então, o que seria um sexteto acabou virando uma big-band, com guitarra, teclado, bateria e vários instrumentos de sopro.

Pastorinhas

As Pastorinhas da Tapera Melão encerraram o evento, trazendo a tona naquela noite uma importante tradição da cultura popular local.

As inovações presentes nesta Retreta provaram que ao contrário do que pensam alguns, é sim possível se produzir uma boa música, que agrade um publico expressivo.

Leia também: RETRETA NATALINA – MOMENTO DE MAGIA por Sérgio Cabelera

Foto: BlogduCabelera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s