Prefeitos discutem implantação de “Cidade Digital”

Postagem original em 14/12/2011 23:15 – por: Roberto Martins

279-2
Projeto que pode oferecer acesso gratuito à internet já funciona em Feira de Santana

Uma das discussões da reunião de Prefeitos Território Portal do Sertão, acontecida na Câmara de Vereadores de Irará na quarta-feira, dia 07, foi a implantação do projeto Cidade Digital. O projeto foi apresentado pelo Sr. César Orrico, Presidente da Fundação Egberto Costa de Feira de Santana (veja vídeo de apresentação do projeto).

Orrico disse que através do projeto, escolas, entidades e pessoas de baixa renda, previamente cadastradas, podem ter acesso gratuito à internet. Ele também relatou como se deu a implantação do “Cidade Digital” em Feira Santana.

O presidente da Fundação, ainda falou que a Prefeitura de Feira está disponível para assessorar os outros municípios, de modo gratuito, com relação à orientação na instalação da “Cidade Digital” de cada um.

“Vocês podem começar com um projeto pequeno, de R$ 50 mil em equipamentos, por exemplo, apenas no centro da cidade, e depois expandir o projeto”, disse Orrico aos Prefeitos.

Derivaldo Pinto, Prefeito de Irará, disse que a governo do município já tinha dado entrada em projeto de “Cidade Digital” junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Segundo o Prefeito, o projeto chegou a ser aprovado, mas não em tempo hábil para entrar no Orçamento da União.

Segundo informou o Secretário de Administração, Glaubert Santos, o projeto de Irará estava orçado em R$ 300 mil e governo municipal vai tentar enviar novamente.

39-3

Fundeb

O Prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, sugeriu que fosse avaliado o uso de recursos do Fundeb (Fundo da Educação Básica) para implementação do projeto, visto que o mesmo atende as escolas. Antônio Paim, Prefeito de Amélia Rodrigues e presidente do Consórcio Portal do Sertão, disse também considerar importante a discussão de tal possibilidade.

Presente na Plenária, o Vereador e também Diretor da APLB local (Sindicato dos Professores), Professor Bira, disse à Reportagem do Iraraense que o uso de verbas do Fundeb não seria possível.

Para o sindicalista, o projeto “não tem a ver com escolas” e o MEC (Ministério da Educação) já vêem informatizando várias escolas através do PROINFO. “É a mesma coisa de você construir uma ponte que dê acesso a uma escola e querer usar a verba do Fundeb. Não pode. A verba do Fundeb é para ser usada na escola”, comparou Bira.

Ao final de sua fala, o Sr. César Orrico se comprometeu a visitar os municípios. Ele espera poder estar pessoalmente com cada prefeito para discutir a implantação do projeto nas cidades.

38-3

Consórcio

Além da apresentação de César Orrico, o encontro também serviu para os prefeitos discutirem outros assuntos da pauta da reunião referente à organização e funcionamento do Consórcio. A maioria dos temas tratava de agendamentos de reuniões e articulação dos prefeitos junto ao governo do estado.

Na avaliação dos prefeitos e representantes presentes, os municípios unidos estarão mais fortes para requerer melhorias em infra-estrutura e instalação de equipamentos nos municípios, como o SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

Estavam presentes os prefeitos de Irará, Amélia Rodrigues e Santo Estevão. Mandaram representantes os municípios de Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Feira de Santana e Santanópolis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s