Inaugurada a agência do INSS de Irará

Postagem original em 14/01/2012 13:15 – por: Roberto Martins

297-2

Após falas das autoridades população visitou as instalações

Quem apostou que a inauguração da agência do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – de Irará, numa sexta-feira, 13, seria mal agourada, deu azar. Ao menos, no dia da inauguração, tudo demonstrou transcorrer em ordem.

Se ameaçou chover, não choveu. Tampouco subiu poeira, na rua ainda sem calçamento, pois o chão foi levemente molhado. Se o sol era escaldante, havia três toldos e cadeiras para uma boa quantidade de presentes.

No palco, dois grandes aparelhos de TV mostravam ações do INSS, até o inicio da cerimônia. Além deles, diversas autoridades de Irará, representantes do governo do estado, do INSS e também alguns servidores que irão atuar na agência da cidade.

357-3
Falas

O primeiro a falar foi Luís Ernesto Santa Barbara. Como gerente da agência em inauguração, Luis Ernesto falou da comodidade que esta nova agência representa para os cerca de 80 mil habitantes dos municípios de Irará e outros aos quais pretende servir.

O gerente disse estar lisonjeado de trabalhar na terra de Tom Zé. E também falou que é um privilegio e uma gratificação ser servidor do INSS, onde é possível “reconhecer o cidadão”.

Na sequência, fizeram uso da palavra o representante da CATRUFS – Centro de Apoio aos Trabalhadores Rurais FSA, Jairo Francisco dos Santos e o presidente do STRI – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará, Luis Carlos Marques, seguidos do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Irará, Vereador Marinaldo Bispo.

369-3
Zézeu

O Secretário Estadual de Planejamento, Zézeu Ribeiro, falou de transformações. Segundo o Secretário, há cerca de quinze anos atrás ia-se ao interior para fechar agências e hoje inaugura-se.

Zézeu relatou sua participação, enquanto deputado federal em 2009, na elaboração da emenda parlamentar que possibilitou a instalação da agência. Ele disse que são 96 agências instaladas na Bahia, sendo 15 delas na regional de Feira de Santana.

O Secretário também acenou para a conclusão da pavimentação da rua que ainda não chegou ao local onde está o recém construído prédio da nova agência do INSS. “Derivaldo me aporrinhou com isso, mas vamos fazer”, disse o Secretario sobre as cobranças do Prefeito.

Também representando o governo do estado, fez uso da palavra Maria Marta Tochilovsky, Superintendente de Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Administração da Bahia. Em uma fala breve, ela saudou todos os iraraenses.

371-3
Gerente regional

Hildete Neves de Farias, gerente da regional Feira de Santana do INSS, a qual a agência de Irará é filiada, começou sua fala dizendo que, como diz na canção de Milton Nascimento, ela gosta de estar “onde o povo estar”.

Também represetando o Ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que cancelou sua vinda à cerimônica, a gerente saudou os presentes e a população e disse que na viagem até Irará vinha lembrando com os colegas as dificuldades encontradas para a instalação da agência na cidade. “Foram muitos tropeços, mas conseguimos”, salientou Hildete.

Hildete ainda se dirigiu ao gerente da agência local fazendo uma solicitação pública. “Luiz Ernesto, você tem o compromisso de atender bem as pessoas aqui”, disse. Ela também falou sobre as qualidades e modernidades das instalações do prédio, como os 30% de sua estrutura envidraçada, para proporcionar maior proveito da luz natural.
373-3

Prefeito

Bastante aplaudido quando anunciado o seu nome, o prefeito Derivaldo Pinto foi único que teve fogos de artifício antes de sua fala. Após ler uma longa lista de nomes de presentes e pessoas a serem saudadas, o prefeito iniciou o seu discurso.

Derivaldo disse que era tamanha a felicidade de hoje “estarmos realizando este sonho”. Para o prefeito, a instalação da agência vai tirar a população do sofrimento de tantas viagens para outras cidades.

Depois, Derivaldo falou de situações acontecidas desde 2009, quando iniciou o projeto para a construção da agência, a exemplo da aquisição do terreno, comprado com pagamento parcelado. Ele também pediu desculpas à gerente regional Hildete Neves, por suas insistentes cobranças pela abertura da agência, e agradeceu a mesma por ter sido uma parceria neste projeto.

Ao final, o prefeito lamentou ausências de pessoas com funções públicas. Para ele, o fato de ser de oposição ao governo do município não é motivo para o afastamento de pessoas em um evento que “não é um ato político, é um ato de desenvolvimento para Irará”, disse.

382-3

Visita a agência

Após as falas das autoridades, aconteceram pronunciamentos de dois líderes religiosos. Foram eles: Nivaldo Silva, do Centro Espírita A Caminho da Luz, e o Pr. Antônio Carlos Santiago, da Igreja Batista Monte Moriá.

Nivaldo leu uma mensagem sobre as dificuldades encontradas por aqueles que estão à frente de administrações públicas. E Antônio Carlos citou o Salmo 127, sobre edificação e prosperidade, depois conclamou a todos a fazer uma oração.

Quando as falas acabaram, foi a hora de entrar o samba. O grupo de samba-de-roda de Olhos D’água tomou contou da frente do palco e começou a tocar. Enquanto o samba rolava solto, a população entrava na agência do INSS de Irará para conhecer as suas instalações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s