Pesquisadora discute possível versão iraraense para a “Branca de Neve”

Postagem original em 19/01/2012 10:30 – por: Roberto Martins

301-2
Artigo de Cristiane Tavares aborda universo das narrativas populares em Irará

Já integra a biblioteca virtual do Portal Iraraense o artigo acadêmico intitulado “O CONTO “ESPELHO CRISTALINO” E A BRANCA DE NEVE NA TRADIÇÃO ORAL DE IRARÁ – BA”.

O trabalho foi produzido pela Professora Cristiane Tavares Santos Melo, sob orientação da Prof. Drª Edil Silva Costa, como produto final de pesquisa desenvolvida no ano de 2007, com o apoio do Programa de Iniciação Cientifica da UNEB – Universidade do Estado da Bahia – (PICIN).

A pesquisa, da qual Cristiane fez parte, é vinculada ao Núcleo de Estudos da Oralidade (NEO) e teve como objetivo o estudo da tradição oral da região de Alagoinhas e cidades circunvizinhas. No caso especifico, foram examinadas 07 fitas cassetes, 60 min de gravação em vídeo, além de fotografias, com registros de entrevistas, imagens e depoimentos coletados no município de Irará.

Dentre os contos pesquisados em Irará, a autora destaca, para a produção do artigo em questão, o do “Espelho Cristalino”. Ela discute as relações, semelhanças, diferenças e possíveis complementaridades, entre este conto e a conhecida fabula da Branca de Neve, popularizada na literatura, na TV e no Cinema.

Seria o “Espelho Cristalino” uma versão iraraense para a estória da moça resgatada pelos sete anões?

Esta e outras provocações saltam aos olhos do leitor diante do texto de Cristiane. Além da reprodução do conto “Espelho Cristalino”, o artigo também trás informações sobre a pesquisa de contos populares; apresenta similaridades entre a literatura infantil e a tradição oral; além de abordar o universo das narrativas populares em Irará. Vale a pena ler!

Clique aqui e leia o artigo na integra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s