Re-inauguração da Praça da Matriz recebeu grande público

Postagem original 25/01/2012 23:50 – por: Roberto Martins

307-2
Um vídeo contando a história do local foi apresentado em telão

Uma longa espera da população iraraense chegou ao fim na noite desta terça-feira, dia 23. A Praça Pedro Nogueira, popular Barra ou Praça da Matriz, finalmente foi re-entregue à população, depois de um ano e meio fechada para reforma.
A obra, com inicio no mês de maio de 2010, foi interrompida diversas vezes e ficou parada por um longo período.

Em janeiro de 2011, o governo municipal alegou falta de repasses do governo do estado. Quando em visita a Irará, no mês de julho, o governador Wagner chamou para si a responsabilidade e disse que a obra seria concluída.

O desfecho da situação foi mais uma evidencia de como a burocracia, atraso e repasse de verbas, dentre outros fatores, emperram o andamento das obras públicas. A obra, que se arrastava, foi praticamente toda concluída em dois meses de trabalho contínuo.

Cerimônia

Durante a Novena, na Igreja Matriz, que teve inicio nesta terça, 23, já era grande o movimento na praça. As novas luminárias ainda não estavam ligadas, o que causava uma sensação de insegurança.

O público era a soma das pessoas que foram para a Novena, para o Parque de Diversões e todos os outros que estavam dispostos a conhecerem as novas instalações da praça depois da reforma.

Tão logo a Novena acabou, foi dado inicio a cerimônia de re-inauguração. As luminárias foram acessas, houve queima de fogos de artifício e ligou-se a fonte luminosa que foi montada na frente do monumento do Obelisco.

Enquanto curiosos corriam para ver a fonte luminosa em funcionamento, o prefeito Derivaldo Pinto descerrava a placa re-inaugurativa. Depois, o prefeito, a vice-prefeita, a comitiva do governo e os convidados, como os prefeitos das cidades de Coração de Maria, Santa Barbara e Santo Estevão, foram para o palco fixo da chamada “praça de alimentação” da Matriz, para fazer pronunciamentos.

62-3

Vídeo

Após as falas das autoridades foi exibido um vídeo contando a história da Praça da Matriz. Com texto escrito por Dilma Leão, narrado por Sérgio Ramos, o vídeo mostrava fotos antigas da Praça, inclusive do dia de sua inauguração pelo Prefeito Amadeu Nogueira, no ano de 1945.

O vídeo também apresentou depoimentos de populares sobre a nova configuração da praça. Houve quem disse que Irará agora tem uma “praça de primeiro mundo” e quem valorizasse os espaços reservados para bares, pontos de venda de acarajé e churrasquinho, além do palco fixo construído para apresentações artísticas.

Fora do vídeo, alguns transeuntes também teciam elogios ao projeto e novo desenho da praça, mas sem deixar também de falar de pontos negativos da reforma.

Praça

Entre as críticas apontadas estava a perda identitária na relação do local com a cidade; o descarte das pedras portuguesas, para serem substituídas por um piso de qualidade inferior; e as fragilidades de alguns equipamentos que podem não resistir as ações do tempo e dos vândalos, além da aparente pouca luminosidade do local, apesar da grande quantidade de luminárias.

No mais, se via também muita gente feliz, já fazendo fotos das novas instalações. O contentamento da população deve-se não só com o projeto da praça, mas também pela possibilidade de ter de volta este importante equipamento cultural que estava fazendo grande falta no dia-a-dia da cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s