Sessão comemora 90 anos de Partido Comunista no Brasil

Postagem original em 28/03/2012 18:20 – por: Roberto Martins

Solenidade também vai homenagear Fernando Sant’Anna

Na próxima sexta, 30, às 17h, acontece na Câmara Municipal de Irará, no Plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, uma solenidade destinada à “comemoração dos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PC do B)”.

Na mesma cerimônia, proposta pelo Vereador Ubiratan Reis, filiado ao partido, também será homenageado o Ex-Deputado Constituinte Fernando Sant’Anna (in memoriam). Falecido no dia 01 de março passado, Fernando também exerceu militância comunista pelo PCB (Partido Comunista Brasileiro).

Controvérsias

Tanto o PC do B (Partido Comunista do Brasil), como o PCB (Partido Comunista Brasileiro) e ainda o PPS (Partido Popular Socialista) reclamam para si os 90 anos.

Quando o partido foi fundado em 25 de março de 1922, ele nasceu com o nome de PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL e a sigla PCB.

Em um congresso partidário, acontecido em 1960, durante um dos momentos nos quais o partido estava na ilegalidade, foram realizadas algumas mudanças no programa. Uma delas foi a troca do nome do partido para PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, mantendo a sigla PCB.

A mudança do nome era estratégica, visto que em 1947, em um dos momentos no qual o partido foi posto na ilegalidade, o TSE baseou-se na expressão “do Brasil” para cassar o registro do PCB.

Após cisões e expulsões do partido, em 1962 um grupo dissidente criou outro partido. A nova agremiação foi batizada de PARTITO COMUNISTA DO BRASIL, com a sigla PC do B. A linha programática propunha a retomada de linhas diretivas reformadas pelo Congresso de 1960.

Em 1992, após a queda do muro de Berlim e o enfraquecimento da União Soviética, em outro congresso, a maioria do PCB aprova a mudança de nome da agremiação política para: PPS – Partido Popular Socialista.
Algum tempo depois, antigos militantes conseguiram reaver o registro da legenda PCB – PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO. Portanto, hoje, temos três agremiações (PCB, PC do B e PPS) reclamando pelos 90 anos.

Por isso, no título frisamos os 90 anos de Partido Comunista “no” Brasil, datando de 1992, quando o primeiro partido comunista foi fundado no país, até hoje.

Leia texto da Caros Amigos:

Os 90 anos dos comunistas no Brasil
Mesmo divididos em legendas diferentes, comunistas lembram nove décadas de lutas

Por Eduardo Sá
Especial para Caros Amigos

Os comunistas fazem parte dos mais antigos partidos políticos em atividade no Brasil. Partidos porque dois deles, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), além do mais recente Partido Popular Socialista (PPS), reivindicam a mesma data de comemoração. Indiscutível é, no entanto, a contribuição dos comunistas na história nacional. Participaram de todas as lutas justas do povo brasileiro durante as últimas nove décadas. Não é à toa que renomadas personalidades da história política e cultural do Brasil foram comunistas ou seus aliados: Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Portinari, Caio Prado Júnior, Rachel de Queirós, João Saldanha, Mário Lago, Paulo Freire, Graciliano Ramos, dentre tantos outros.

Leia na integra – Clique aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s