Câmara homenageia 100 anos de nascimento de Amadeu Nogueira

Postagem original em 01/04/2012 13:40 – por: Roberto Martins

360-2
Personagem histórico, nasceu no Sobrado dos Nogueiras e foi Prefeito de Irará nos anos 1940

Na próxima terça, 03, a Câmara Municipal de Vereadores de Irará fará uma Sessão Solene em Homenagem ao centenário de nascimento de Amadeu Nogueira de Campos. Falecido em 12 de julho de 2003, se estivesse vivo, Amadeu completaria 100 anos, exatamente no próximo dia 03 de abril.

A sessão foi sugerida pelo vereador Juarez Reis (PSC). O edil justificou a sessão pelo fato de Amadeu Nogueira ter sido um personagem histórico de Irará.

O homenageado foi um destacado líder político da região. Ele foi presidente do antigo PSD (Partido Social Democrático) local, mesma legenda pela qual, anos mais tarde, Juscelino Kubistschek foi eleito Presidente da República.

Amadeu Nogueira também foi intendente municipal. O cargo da época era equivalente ao de prefeito nos dia de hoje. A gestão de Amadeu aconteceu no início dos anos 1940, quando se deu o primeiro centenário de emancipação política do município. Em celebração ao centenário foi erguido o monumento do Obelisco na Praça da Matriz.

Filho do Cel. Elpidio Nogueira, Amadeu era neto de Pedro Nogueira, primeiro intendente de Irará. Ele, assim como irmão Aristeu Nogueira, nasceu no Sobrado dos Nogueiras, onde a partir dos anos 1980 ficou sediada a Casa da Cultura da cidade.

Amadeu Nogueira também era historiador, poeta, jornalista e filósofo. Fundou em o “Irará Jornal”, periódico que funcionou na cidade no final dos anos 1930 e início dos anos 1940. Na década de 1950 se mudou para Feira de Santana, onde edificou um comércio de couros, uma tipografia e depois a Livraria D. Pedro II.

Leia discurso do então Deputado Colbert Martins (PPS – Ba) na Câmara Federal por ocasião da morte de Amadeu Nogueira

Com informações do discurso do então Deputado Colbert Martins (PPS – Ba)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s