Irará celebra 100 anos de Amadeu Nogueira

Postagem original em 05/04/2012 12:00 – por: Roberto Martins

364-2

Homenageado era o gestor do município no centenário de emancipação política

Em 1942, Amadeu Nogueira, então intendente do município, esteve à frente das comemorações do centenário de emancipação política de Irará. Setenta anos depois, 2012, Irará celebra o centenário de nascimento de Amadeu Nogueira, falecido em 2003.

Para marcar a data, foi organizada uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, ocorrida nesta terça, exatamente na data de nascimento de Amadeu, 03 de abril. A família do homenageado apoiou a organização do evento.
94-3

 

Convidados

Parentes, descendentes, amigos do homenageado estiveram presentes. Vários deles vieram juntos em um ônibus, oriundo de Feira de Santana, cidade onde Amadeu Nogueira residia desde 1950 e onde também participou da vida política.

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho compareceu à Sessão. Ronaldo fez uma fala descontraída na qual lembrava as características de Amadeu e também do seu filho Amadeuzinho. O vice-prefeito de Feira, Paulo Aquino, também esteve presente e fez um breve pronunciamento enaltecendo Amadeu e Irará.

Vereador em Feira de Santana, pelo PV, e também Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Irará, Roberto Tourinho preparou um discurso especial para a Sessão. O escrito narrava aspectos históricos de Irará e a trajetória do homenageado. (veja nota sobre pronuniciamento de Tourinho)
97-3

Iraraenses

O Prefeito Derivaldo Pinto falou da importância de Amadeu Nogueira, lembrando que na ocasião de seu falecimento o fato foi registrado na Câmara Federal em Brasília, através de discurso do então deputado Colbert Martins.

Também fizeram uso da palavra os vereadores Juarez do Reis (PSC), autor da proposição da homenagem; Cristiano Costa – Eletroguisso (PP); Antônio Carlos – Carlinhos (PT do B); Marinaldo Bispo – Nenga (PTB) e o vereador e presidente da Câmara, Edmundo de Jesus (PRP).

O vereador Ubiratan Reis (PC do B) destacou que falar em Amadeu e Aristeu Nogueira é falar da memória de Irará. Em suas falas ele pontuou a necessidade de preservação e revitalização do patrimônio local.
101-3

Família

Em nome da família Nogueira, falou o filho do homenageado, Amadeu Nogueira Filho, mais conhecido como Sr. Amadeuzinho. Ele fez um relato histórico da vida do pai, lembrou seu gosto pela poesia, recitando alguns versos de autoria de Amadeu Nogueira, e terminou com uma estrofe do poema O Livro e a América de Castro Alves.

“Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!”

As filhas de Amadeu Nogueira, Eliana e Maria Celeste, receberam um buquê de flores da Câmara de Vereadores de Irará. Também estiveram presentes à cerimônia netos e muitos sobrinhos de Amadeu Nogueira.

Também sobrinho de Amadeu, Aristides Nogueira, ex-vereador e Presidente da Casa, quando da Promulgação da Lei Orgânica Municipal (1990), estava presente no plenário.

Na plateia estavam, entre outros, o amigo Sinval Galeão; o paleontólogo Diógenes Campos, filho de Aristeu Nogueira, portanto sobrinho de Amadeu; e o Sr. Zelito Nogueira, filho de Alberto Nogueira, também sobrinho do homenageado.

Familiares, amigos e autoridades naquela tarde fizeram uma homenagem a um “homem bendito”. Pois, como já dito pelo poema, em sua vida buscou semear livros. O seu gosto pela poesia e leitura, o trabalho com uma tipografia, o criação do Irará Jornal e as rodas de leitura compravam isto.

E, para seguir semeando, ao final da Sessão, os familiares distribuíram um livreto com o histórico de Amadeu Nogueira. Cuja integra você pode acessar aqui no Portal Iraraense (clique aqui).

Imagem de Amadeu Nogueira: Reprodução Livreto Amadeu Nogueira – Um iraraense notável

102-3 100-3

98-1 99-3

 

96-3 95-3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s