Vereador Bira cita problemas do patrimônio arquitetônico municipal

Postagem original em 05/04/2012 11:40 – por: Roberto Martins

363-2

Pronunciamento aconteceu em Sessão Solene em Homenagem a Amadeu Nogueira

Durante suas falas na Sessão Solene em homenagem ao centenário de Amadeu Nogueira, na terça, 03, o vereador Ubiratan Reis (PC do B) abordou problemas do patrimônio material arquitetônico de Irará.

Para o vereador, falar em Amadeu e em Aristeu Nogueira é falar da memória de Irará. Tendo como base notícias do Portal Iraraense e o texto “Onde se vê o Irará de antes” de Roberto Martins, o vereador discorreu sobre a falta de cuidado com o patrimônio local.

Bira, como é mais conhecido, citou a situação do Sobrado dos Nogueiras, onde o homenageado nasceu. Patrimônio tombado pelo IPAC, diante do esforço de Aristeu Nogueira, através da Casa da Cultura de Irará – CCI, o prédio segue interditado desde 2008, quando o telhado desabou.

Naquela edificação histórica já funcionou o colégio São Judas Tadeu, a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Biblioteca Elpidio Nogueira, o Arquivo Público Municipal e a CCI.
Pavimentação

O vereador citou o caso da retirada das pedras históricas da Rua da Quixabeira, uma das primeiras vias do centro de Irará. A pavimentação secular foi substituída por uma nova durante o segundo mandato do ex-prefeito Amaro Bispo (2001-2004).

Bira ainda lembrou que hoje no centro de Irará só há pavimentação histórica no inicio da Rua Pompílio Santana, cruzamento com a Praça da Purificação, trecho conhecido por muitos como Beco de Sr. Elísio.

Para finalizar o vereador leu trechos do texto de Roberto Martins, lembrando que em Irará “o novo surgiu, passando por cima do antigo” e “se todas as cidades do mundo tivessem adotado o mesmo comportamento, jamais teríamos conhecido o Pelourinho de Salvador; os azulejos dos casarios de São Luis; as pirâmides do Egito; as ruas de Ouro Preto; o Taj Mahal; etc, etc, etc.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s