Texto questiona resultados de Conferências organizadas por governos

Postagem original em 15/05/2012 10:50 – por: Roberto Martins
Segundo publicação, ativistas reclamam do não cumprimento das decisões

Um texto de Naila Passos, publicado no site da Revista Carta Maior, questiona os resultados das Conferências Públicas organizadas pelos governos municipais, estaduais e federal.

De acordo com a publicação, este modelo de consulta pública “explodiu” a partir de 2003, com ascensão de Lula à Presidência da República e vem tendo sequencia no governo da presidenta Dilma.

Uma citação no texto dá conta de que “dois terços das conferências sobre temas como assistência social, gays e juventude, já realizadas no país”, ocorreram a partir daquele período.

O escrito de Naila Passos ainda apresenta depoimentos de ativistas sociais e pessoas do governo.

Os críticos argumentam que o resultado das conferências não tem se tornado políticas de Estado e em muitos casos não são cumpridos em momento algum.

Já os entusiastas, por sua vez, lembram que alguns das principais políticas públicas brasileiras, a exemplo do SUS (Sistema Único de Saúde), foram gestadas através de conferências públicas.

As conferências nacionais decorrem das realizações de conferências municipais e estaduais. Na Bahia, este processo foi intensificado a partir de 2007, com o governo Jaques Wagner.

Além de fazer as conferências no âmbito estadual, o governo da Bahia provocou a realização de conferências em diversos municípios no interior do estado, onde este tipo de atividade raramente acontecia.

No interior não é difícil encontrar pessoas se queixando de que não percebem os resultados efetivos de “tanta reunião”.

Vale considerar também o comportamento de muitas prefeituras que conduzem as Conferências não como um ambiente de debate crítico, mas sim como um evento de exibição. Neste formato de atividade valem-se da pratica de convocar servidores temporários e alunos de escolas públicas para fazer número.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s