Livro de Juracy Paixão traz memórias iraraenses das décadas de 1950 e 1960

Postagem original em 26/05/2012 16:50 – por: Roberto Martins

398-2
“Janelas Abertas” está disponível na Biblioteca Virtual do Iraraense

Juracy de Oliveira Paixão é filho de Sr. Manoelzinho da Paixão que foi delegado em Irará. Os mais novos talvez não o conheçam. Já os seus contemporâneos devem lembrar-se dele. Juracy é iraranese, hoje vive em Fortalece – Ce e não esquece sua terra natal, Irará.

De tantas lembranças Juracy decidiu escrever um livro. Intitulado de “Janelas Abertas”, a obra traz memórias do Irará, sobretudo das décadas de 1950 e 1960, antes do autor partir da cidade.

Além das recordações compartilhadas com os seus contemporâneos, com o livro Juracy pretende também falar aos iraraenses que vieram depois de sua geração. Aos mais novos, o autor pretende fazer com que “entendam por que o presente é como é”, conforme é dito na apresentação da obra.

A obra

São cinco capítulos. “Janelas da Memória” e “Cenas do Cotidiano” falam de momentos e das configurações de lugares da época. “Fatos e Eventos” conta alguma festas, como a da Padroeira, e de acontecimentos como a abertura do Ginásio São Judas.

“Miscelânea” traz alguns textos soltos. “Personagens Inesquecíveis” contém perfis de pessoas da cidade, como Alberto Nogueira, Raul Cruz e Zé Petu do Bar. E, para fechar o livro, uma espécie de dicionário, com significados de palavras costumeiramente dita no Irará da época.

Publicação

O livro foi publicado em 2006. Naquele mesmo ano, a obra também foi lançada em Irará numa cerimônia artística no Casarão dos Santanas. O evento teve a participação da Filarmônica 25 de Dezembro.

Na oportunidade, o autor se propôs a disponibilizar a obra gratuitamente na internet. No entanto, no decorrer daqueles dias, a disponibilização não lhe foi possível.

Agora, o Portal Iraraense entrou em contato com autor e recebeu dele, além do livro em formato digital, a autorização para veicula-lo na internet. “Janelas Abertas” já está na Biblioteca do Portal e pode ser compartilhada por Irará e pelo mundo. Acesse e boa leitura.

Clique aqui e baixe o livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s