Prefeito ignora internautas e aprova troca de nome na Praça do Pedrão

Postagem original em 03/06/2012 17:00 – por: Roberto Martins

403-2

Na semana da campanha “#Veta, Deri” fã page do Iraraense no Facebook alcançou mais de 3,5 mil usuários da rede

O Prefeito Derivaldo Pinto ignorou a campanha realizada no Facebook com o pedido de veto, para que o mesmo impedisse a mudança de nome na Praça do Pedrão.

De acordo publicado no Diário Oficial do Município, de quarta-feira, 30, o prefeito sancionou a Lei, cujo texto define que a Praça agora passa a ser chamada “Praça Amadeu Nogueira”.

Com esta decisão, o executivo confirmou o seu apoio ao projeto de autoria do Vereador Cristiano Costa (Eletroguisso) – PP, aprovado na Câmara de Vereadores de Irará por quatro votos a favor, um contrário e duas abstenções.

#vetaderi

A campanha no Facebook, com o nome de “#Veta, Deri”, foi criada pelo Portal Iraraense, no dia 11 de maio, logo após a notícia da aprovação do projeto na Câmara.

A campanha teve inspiração no “#Veta, Dilma”, que pedia o veto da presidenta para o Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados. Até o dia de hoje, o post do “#Veta, Deri” recebeu 59 compartilhamentos e 20 opções curtir.

De acordo dados do Facebook, a campanha alcançou 955 usuários, sendo que 219 estiverem envolvidos com a mesma. Na semana de publicação do post, a fan page do Portal Iraraense naquela rede social cresceu o seu número de alcance, ultrapassando a marca dos 3500 internautas.

Argumentos

O post da campanha também recebeu ainda 30 comentários até o momento de publicação desta notícia. Somente dois comentários foram contrários à campanha, sendo ambos de descendentes da família Nogueira, com argumentos evasivos tipo: “sangue é sangue”.

Já os posicionamentos favoráveis eram lastreados por argumentos em prol da memória e história de Irará. Assim como no texto de Roberto Martins, com posicionamento contra a mudança de nome, os Encourados de Pedrão também foram citados.

“Isso é a morte da História! A morte do respeito àqueles que contribuíram de alguma forma para a construção do que somos”, declarou o Diretor Municipal de Cultura, Rafael Fontes, Mestre em História pela UEFS. O diretor se posicionava no post da campanha favorável ao veto, declarando que “novas homenagens são e serão sempre necessárias, mas nunca devem ser edificadas sob a ruína de outras”.

Informação

Um aliado político do Prefeito informou à redação do Portal Iraraense de que Derivaldo Pinto estava ciente da campanha. Segundo o aliado, o prefeito já havia lido as diversas manifestações dos internautas no Facebook.

Ainda assim, para reforçar o pedido, Roberto Martins, editor do Portal, enviou para o Prefeito Derivaldo um ofício informado sobre a campanha e os seus números de alcance até aquela data. O ofício, protocolado sob o número 1.501/12, foi entregue na Prefeitura no dia 15 de maio de 2012.

Ignorância

O prefeito não deu qualquer resposta ao oficio. E, conforme já noticiado acima, sancionou a Lei, mudando o nome da Praça do Pedrão.

Com este ato, o prefeito Derivaldo mostrou que ignorou a campanha feita pelos internautas, ignorou os argumentos históricos, até de seus assessores da área, e confirmou apenas, a decisão equivocada de quatro vereadores:

Cristiano Costa – Eletroguisso (PP) (autor do projeto); Antônio Carlos – Carlinhos (PT do B); Genival Pinho (PP) e Juarez Dias (PSC).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s