Corpus Christi: Tapetes colorem centro da cidade

Postagem original em 07/06/2012 10:35 – por: Roberto Martins

406-2

Painéis foram montados da Pedro Nogueira até a Purificação

A tradição de fazer tapetes coloridos no feriado de Corpus Christi segue firme e forte em Irará. Assim como em anos anteriores, neste feriado de quinta, 07, a cidade também começou o dia sendo brindada por tal arte popular.

Os painéis tinham inicio na praça Pedro Nogueira (Barra), em frente à Igreja Católica, e seguiam até a praça da Purificação. Ao todo a reportagem identificou 17 tapetes. Tinham também outros tantos menores, com formato de pegadas ou gotas d’água. O pó de serra era o material mais usado na confecção artística.

Da praça da Bandeira até a Igreja a rua esteve isolada para evitar o trânsito de automóveis, durante a realização da missa.

O católico Ezequiel Neves explicou que os tapetes são uma homenagem ao corpo de Cristo. “Teve inicio há muito anos. Primeiro se fazia a hóstia, depois outros acharam que deviam desenhar a bíblia e outras coisas relacionadas, daí foram surgindo vários desenhos”, comentou.

Veja história dos tapetes e a tradição em algumas cidades brasileiras

Além dos desenhos e mensagens relativos ao corpo de Cristo, os tapetes de Irará também tiveram espaço para uma campanha social. “Exploração Infantil é Crime Disque 100”, era a mensagem de um dos painéis.

Segundo Ezequiel Neves os painéis são montados por várias equipes de católicos, sendo cada uma responsável por ao menos um tapete. Ele contou ainda que a arrumação é iniciada às 4h da manhã, do mesmo dia, e citou o técnico em eletrônica, Nilton César, como um dos incentivadores do trabalho.

Clique aqui e veja fotos dos tapetes

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s