Irará é vice de novo no Cidade Baiana da Cultura

Postagem original em 15/06/2012 11:40 – por: Roberto Martins

417-2
Desta vez Ilhéus foi o município vencedor do concurso
Ainda não foi desta vez que Irará ganhou o titulo de Cidade Baiana da Cultura 2012. Concorrendo pela segunda vez ao título, Irará amargou novamente a condição de vice, aquele que esteve perto do título, mas não ganhou.

O resultado do Concurso foi divulgado na noite de quarta, 13, na cidade de Maragojipe, vencedora da edição 2011 do Cidade Baiana.

A cidade vencedora deste ano foi Ilhéus. Irará ficou em segundo e Cachoeira na terceira posição. Além das três primeiras colocadas, também concorriam ao título de Cidade Baiana da Cultura 2012, os municípios de: Alagoinhas, Caculé, Conceição do Coité, Jacobina e Santo Amaro.

Por pouco

Em 2011, Irará perdeu o primeiro lugar por poucos pontos para Maragogipe. Na oportunidade, pesou contra a candidatura iraraense a falta de citação do arquivo público do município no projeto.

Para a candidatura de 2012, o Departamento Municipal de Cultura fez melhorias no projeto anterior e acrescentou os estudos pré-liminares já desenvolvidos para a reativação do arquivo público do município. Ainda assim, Irará não alcançou a primeira posição.

Diferencial

O diretor de cultura de Irará, Rafael Fontes, acredita que as comemorações ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, natural de Ilhéus, foi um fato decisivo para a vitória da candidatura ilheuense.

Sobre a participação de Irará no Concurso, Rafael diz ter sido uma honra para a cidade. Para ele, o fato de Irará ter chegado à frente de outros municípios importantes da Bahia, nas duas edições que participou (2011 e 2012), evidencia o potencial da cultura iraraense.

Concurso

Esta foi a terceira edição do Cidade Baiana da Cultura. A primeira aconteceu em 2010, quando o município de Rio de Contas sagrou-se vencedor. O concurso é uma iniciativa da Expo Eventos e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado.

Através do Concurso a Expo Eventos propõe à cidade vencedora uma assessoria para captação de recursos na área da cultura, durante o ano de vigência do título. Além do mais, segundo a Expo Eventos, a honraria garante grande visibilidade para a cidade vencedora.

Com informações– Site da Secult

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s