Postagem original em 15/06/2012 11:40 – por: Roberto Martins
Desta vez Ilhéus foi o município vencedor do concurso
Ainda não foi desta vez que Irará ganhou o titulo de Cidade Baiana da Cultura 2012. Concorrendo pela segunda vez ao título, Irará amargou novamente a condição de vice, aquele que esteve perto do título, mas não ganhou.
O resultado do Concurso foi divulgado na noite de quarta, 13, na cidade de Maragojipe, vencedora da edição 2011 do Cidade Baiana.
A cidade vencedora deste ano foi Ilhéus. Irará ficou em segundo e Cachoeira na terceira posição. Além das três primeiras colocadas, também concorriam ao título de Cidade Baiana da Cultura 2012, os municípios de: Alagoinhas, Caculé, Conceição do Coité, Jacobina e Santo Amaro.
Por pouco
Em 2011, Irará perdeu o primeiro lugar por poucos pontos para Maragogipe. Na oportunidade, pesou contra a candidatura iraraense a falta de citação do arquivo público do município no projeto.
Para a candidatura de 2012, o Departamento Municipal de Cultura fez melhorias no projeto anterior e acrescentou os estudos pré-liminares já desenvolvidos para a reativação do arquivo público do município. Ainda assim, Irará não alcançou a primeira posição.
Diferencial
O diretor de cultura de Irará, Rafael Fontes, acredita que as comemorações ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, natural de Ilhéus, foi um fato decisivo para a vitória da candidatura ilheuense.
Sobre a participação de Irará no Concurso, Rafael diz ter sido uma honra para a cidade. Para ele, o fato de Irará ter chegado à frente de outros municípios importantes da Bahia, nas duas edições que participou (2011 e 2012), evidencia o potencial da cultura iraraense.
Concurso
Esta foi a terceira edição do Cidade Baiana da Cultura. A primeira aconteceu em 2010, quando o município de Rio de Contas sagrou-se vencedor. O concurso é uma iniciativa da Expo Eventos e conta com apoio da Secretaria de Cultura do Estado.
Através do Concurso a Expo Eventos propõe à cidade vencedora uma assessoria para captação de recursos na área da cultura, durante o ano de vigência do título. Além do mais, segundo a Expo Eventos, a honraria garante grande visibilidade para a cidade vencedora.
Com informações– Site da Secult