Aulas do Joaquim Inácio retornam antes do fim da greve

Postagem original em 12/07/2012 11:00 – por: Roberto Martins

440-2
Evitar a perda do ano letivo foi motivo principal da decisão, afirmou vice-diretora

Enquanto o Governo do Estado e o Sindicato Estadual dos Professores da Bahia negociam o fim da greve dos professores, que já dura mais de 90 dias, os alunos do Colégio Estadual Joaquim Inácio de Carvalho (Cejic) em Irará, já estão em sala de aula.

As aulas retornaram no Cejic desde o dia 03 de julho. Todos os professores que estavam parados resolverem voltar às salas de aula após decisão estabelecida em assembleia local, realizada no dia 26 de junho.

De acordo informou Matilde Santana, vice-diretora do turno vespertino do Cejic, toda vez que o movimento grevista fazia assembleia em Salvador, os professores de Irará também se reuniam, com vistas a discutir os rumos da greve e as implicações da mesma no cenário local.

Ainda segundo a vice-diretora, os professores do Cejic voltaram às aulas para evitar a perca do ano letivo. Ela salientou que os salários cortados, até para quem não aderiu a greve, não foi fato preponderante na decisão.

Pelos cálculos da instituição, sem contar domingos, feriados e período de recesso, a greve provocou a perca de 47 dias de aula.

Calendário

As aulas no Cejic foram suspensas quando faltavam 15 dias para o fim da primeira unidade.
Com o retorno às aulas, a unidade agora está programada para ser concluída no próximo dia 20.

Sobre a totalidade do novo calendário letivo, a vice-diretora afirmou ser impossível definir antes do fim geral da greve. No entanto, ela disse que os professores de Irará imaginam duas possibilidades.

Uma das probabilidades é decretar férias no mês de janeiro, com retorno em fevereiro e conclusão em março de 2013. A outra é levar direto até o mês de fevereiro de 2013. Nesta segunda hipotose, o Cejic terá de contar com o apoio do prefeito em exercício no mês de janeiro do próximo ano, para garantir o transporte escolar aos alunos da zona rural.

Em qualquer uma das situações, a expectativa é que o ano letivo 2013, só seja iniciado em meados de abril do mesmo ano, após o fechamento dos resultados de 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s