Postagem original em 05/07/2012 21:45 – por: Roberto Martins
Durante evento, Zé Américo falou sobre a desistência de sua candidatura
A Convenção Eleitoral do Partido Republicado Brasileiro – PRB, de Irará, aconteceu na manhã do sábado, 30 de junho, na sede da APLB – Sindicato. Já era inicio de tarde quando foi lida a ata da convenção e feito os pronunciamentos de lideranças do partido na cidade.
Os trabalhos foram presididos pelo presidente local do PRB, o senhor José Américo Morais, mais conhecido como Zé Américo, e secretariado por seu filho, Rafael Barros.
Desistência
Zé Américo disse que o presidente regional da legenda, Deputado José de Arimateia, sabendo da condição do partido de menor concorrente em Irará, aconselhou o PRB local a fazer coligação. O presidente local então anunciou que o partido reunido decidiu coligar com a candidatura à re-eleição do atual prefeito Derivaldo Pinto (PT).
Ainda segundo Zé Américo, além da sugestão do presidente regional, pesou também a observação da situação três candidatos a vereador da legenda. Ele disse que, caso mantivesse a sua candidatura, dificilmente os candidatos a vereadores do PRB atingiriam o coeficiente eleitoral e “morreriam na praia”.
Falas
Além de Zé Américo, também fizeram uso da palavra Maria Aldelice Souto (Alda); Claudiane Damasceno; Germano Damasceno; Francisco Santos; Alberto Morais (Carrasco); o ex-prefeito, Antônio Campos; e o Vereador Ubiratan Reis – Bira (PC do B), que presente à Cerimônia foi convidado para fazer parte da mesa.
O Vereador Ubiratan Reis falou das dificuldades de uma candidatura a vereador em Irará. Ele aconselhou os candidatos do PRB a traçarem estratégias e desejou sorte aos mesmos, apesar dele estar do lado oposto, visto que apoia a candidatura de Juscelino Souza (PRP) para prefeito.
O ex-prefeito Antônio Campos, em uma fala prolongada, citou realizações da época do seu governo (1997-2000) e falou das perspectivas que tem na sua nova função como Secretário de Infraestrutura do Município. Sobre a eleição, Campos abordou a necessidade de respeitar os adversários políticos e não subir em palanque para fazer ofensas.