Postagem original em 15/08/2012 22:50 – por: Roberto Martins – Atualizada às 23:29 | 15.08.2012
Um lado teria sido depredado e outro foi retirado nos Festejos Juninos
O Coreto da Praça da Bandeira, considerado um dos monumentos de Irará, está sem corrimãos. A situação é esta desde os festejos juninos deste ano.
Antes dos festejos a edificação estava com um dos corrimãos quase todo quebrado, possivelmente pela ação de vândalos ou do tempo. Depois de terminada as festas, a população pode perceber o monumento sem os dois corrimãos. Durante os festejos, tábuas com ornamentação de tecido por cima simulavam os corrimãos originais.
Diretor
Na época do São João, o Portal Iraraense questionou sobre o fato ao Diretor Municipal de Cultura, Rafael Fontes. Segundo o diretor, um dos corrimãos já estava quebrado e tanto a parte quebrada como o outro corrimão representavam riscos à comunidade.
De acordo o diretor, a “Vila do Forró” montada na Praça da Bandeira, juntaria muitas pessoas, entre elas crianças, e todas corriam riscos de se machucar nas proximidades do Coreto. Este foi o motivo, pela informação do Diretor, para que durante a ornamentação junina fosse quebrado o restante dos corrimãos.
Sem prazo
Rafael também informou que logo depois da Festa o Coreto seria reformado. Ele disse que o equipamento só não foi concertado antes dos festejos porque na cidade não tinha o molde para fazer as colunas do novo corrimão semelhantes às originais.
Agora, passados quase dois meses, do primeiro contato, o Portal Iraraense voltou a falar com diretor sobre o assunto. Desta vez, ele disse não ter previsão de quando será feito o conserto no Monumento.
Foto do Coreto com tabuas à vista retirado do Facebook do Professor Ubiratan Silva Reis