Irará terá horário gratuito eleitoral no rádio

Postagem original em 10/08/2012 10:25 – por: Roberto Martins

451-2
Pela primeira vez a cidade tem programação local nas eleições

Nesta quarta, 08, aconteceu uma reunião no Forúm Dr. Cândido Viana de Castro, para apresentar regras e sortear a ordem dos programas eleitorais gratuitos das Eleições 2012. Os programas serão transmitidos por rádios comunitárias de quatro cidades da Comarca de Irará.

Estavam presentes lideres de rádios e representantes de coligações partidárias das cidades de Irará, Água Fria, Ouriçangas e Santanópolis. A Sessão foi aberta pelo Juiz Dr. Fábio Falcão e conduzida pela titular do Cartório da 74ª Zona Eleitoral, Milena Herêda.

Foi comunicado a todos que os programas devem ser iniciados no dia 21 de agosto e seguirá até três dias antes das eleições do dia 07 de outubro.

Nas segundas, quartas e sextas, irão ao ar os programas das coligações majoritárias, ou seja, dos candidatos a prefeito. Já nas terça, quintas e sábados, será a vez das coligações proporcionais, as que reúnem os candidatos a vereador.

Tempo

Os programas serão veiculados em dois horários. Pela manhã, das 07 às 07:30h, e ao meio dia, das 12 às 12:30h.

Além dos programas nos horários definidos, os candidatos também terão a possibilidade de fazer inserções comercias de 30s, podendo ser dividas em módulos de 15s ou agrupadas em módulos de 60s.

A quantidade de inserções, bem como a duração dos programas eleitorais de cada candidato, é decidida, de acordo a Lei Eleitoral, respeitando a composição dos partidos políticos na Câmara Federal. O calculo é feito através de um sistema de informática gerado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No caso de Irará, após a definição do sistema, somando-se os tempos destinados a cada partido da coligação de cada candidato, a Coligação “Irará no Caminho Certo” de Derivaldo, ficou com o tempo de 16′ 23” 17 (mm, ss, cc), e a Coligação “Irará em Boas Mãos” de Juscelino, com 13′ 36” 83 (mm, ss, cc).

Quanto as inserções, ao longo da campanha, a Coligação “Irará no Caminho Certo” terá direito a 1.474 inserções, e a Coligação “Irará em Boas Mãos” a 1.225 inserções.
Sorteio

No evento foi realizado um sorteio para definir quem começa o horário eleitoral no dia 21. A ordem dos outros programas seguirá em alternância e, assim como tempo das coligações, será organizada pelo sistema do TSE. Em Irará, a ordem sorteada dos programas do dia 21 e do dia 22 foi a seguinte:

Candidatos a Prefeito Dia 21 –

Primeiro Programa: Coligação Irará no Caminho Certo – Derivado

Segundo Programa: Coligação Irará em Boas Mãos – Juscelino

Candidatos a Vereador Dia 22 –

Primeiro Programa: Coligação Irará em Primeiro Lugar (DEM, PRP, PMDB, PC do B) Apoio a Juscelino

Segundo Programa: Coligação PP/PTB/PRB – Apoio a Derivaldo

Terceiro Programa: Coligação PSC/PHS/PSD/PTC/PSL – Apoio a Derivaldo

Quarto Programa: Coligação Frente Popular (PT/PT do B) – Apoio a Derivaldo

Quinto Programa: Coligação Por Um Irará Livre (PDT, PTN, PR) Apoio a Juscelino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s