Domingo, 11, acontece a primeira Passeata do Orgulho Gay de Irará

Postagem original em 07/11/2012 23:05 – por: Roberto Martins

474-2

Concentração será às 14h no Posto Irará, com destino à Praça da Purificação

No próximo domingo, 11, será realizada a Primeira Passeata do Orgulho Gay de Irará. A concentração do evento está programada para as 14h, no Posto Irará, final da Av. Elysio Santana. De lá o movimento segue até a Praça da Purificação dos Campos.

De acordo com Jonas Santos, um dos organizadores da Passeata, o objetivo não é fazer uma festa, mas sim um protesto. “É uma luta para conseguir direitos”, disse Jonas, informando que na trajetória programada acontecerão paradas estratégicas, quando serão feitos breves pronunciamentos em prol da diversidade sexual.

Motivação

Jonas conta que a motivação para realizar a Passeata surgiu quando ele e seu colega Wanderson sentiram-se vítimas de discriminação. Segundo o mesmo, eles perceberam nitidamente a hostilidade das pessoas ao entrar em um ambiente comercial da cidade.

Além disto, Jonas também relatou a ocorrência de casos graves de homofobia em Irará. Como exemplo, ele citou a agressão sofrida por um professor da cidade, diante de “um individuo”, há algum tempo atrás.

Conscientização

Além de fazer protesto contra a homofobia, a Passeata também tem a intenção de conscientizar a população iraraense para o tema e incentivar a organização do movimento na cidade.

A tarefa de organização não parece ser fácil. Segundo o próprio Jonas, há discriminação contra o movimento até mesmo entre os gays de Irará.

Ele conta ter ouvido alguns dizerem não querer “participar desta baixaria”. Para Jonas, isto não é por medo ou receio de se mostrar. Segundo ele, quando acontece uma boate ou um show de pagode em Irará, os gays não têm vergonha de aparecer. “Até parece a própria Parada”, disse.

Apoio

Segundo informado pela organização, a passeata terá a participação do “DJ Jaime – O Vencedor” e na sua estrutura, um mini-trio, carro de som, carros de apoio e uma ambulância para socorro, na hipótese de surgir alguma eventualidade.

Durante o evento também serão distribuídos preservativos e folders explicativos para prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST. Há também a expectativa das participações de grupos GLBTT de Feira de Santana, Amélia Rodrigues e Camaçari.

A Passeata do Orgulho Gay de Irará conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Coordenação de Igualdade de Gênero e Raça do Departamento de Cultura, além de alguns comerciantes locais e pessoas da sociedade iraraense.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s