Fernando Sant’Anna é homenageado com Praça em Irará

Postagem original em 09/10/2012 18:50 – por: Roberto Martins

469-2
Inauguração acontece nesta quarta, 10

A Prefeitura Municipal de Irará inaugura nesta quarta, 10 de outubro, às 9h, a Praça Deputado Federal Fernando Sant’Anna. O novo logradouro fica localizado na entrada sul da cidade (sentido Coração de Maria – Salvador), próximo à Escola São Judas Tadeu.

A data escolhida para a inauguração da Praça é a mesma do aniversário do homenageado. Fernando Santana, falecido no dia 01 de março de 2012, estaria completando 98 anos nesta quarta, 10.

Homenagens

Elysio dos Reis Sant’Anna e Alberto de Santana, irmãos de Fernando, também receberão homenagens na Praça.

Ambos, também já falecidos, assim como Fernando, são filhos do Cel Pompílio Sant’Anna, e também são personagens políticos importantes em Irará.

Elysio foi intendente e depois o primeiro prefeito eleito da cidade em 1946. Alberto, prefeito entre 1967 e 1971, é também pai do ex-prefeito em dois mandatos (1983-1988 e 1993-1996), Alberto Pereira de Santana, também conhecido como Chico de Beto.

Fernando

Fernando Sant’Anna, natural de Irará, era filho do Coronel Pompilio Sant’Anna e de Dona Genézia dos Reis Sant’Anna. Fez seus estudos primários em Irará e o secundário em Salvador no Ginásio da Bahia (atual Central).

Formou-se em Engenharia Civil pela então Escola Politécnica da Bahia (hoje vinculada à Universidade Federal da Bahia) em 1944. Como estudante, Fernando participou de movimentos políticos e culturais de Salvador.

Foi membro fundador da UEB (União dos Estudantes da Bahia), da UNE (União Nacional dos Estudantes). Também integrou movimentos pela consolidação do PCB (então Partido Comunista do Brasil – Sessão Brasileira da Internacional Comunista, depois Partido Comunista Brasileiro).

Deputado

Fernando Sant’Anna foi eleito Deputado Federal em 1959. Em 1964 foi cassado pelo Regime Militar. Exílou-se no Chile, na então União Soviética e na Iugoslávia. Anistiado em 1979, voltou ao Brasil, sendo eleito Deputado Federal em 1983 e em 1987. No seu terceiro mandato foi também Deputado Constituinte, assinando a constituição de 1988.

Com o fim da União Soviética e a dissolução do PCB, Fernando Sant’Anna participou da fundação do Partido Popular Socialista (PPS).

Com informações e imagens do Departamento Municipal de Cultura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s