Irará perde Jario Martins, uma referência na agricultura familiar da região

Publicado originalmente em 05.01.2013

489-2
Chefe local da EBDA faleceu na quinta-feira,03, após uma parada cardíaca

Foi sepultado na manhã desta sexta, 04, em Irará, o corpo do técnico agrícola da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) Jario Cerqueira Martins. Jario tinha 55 anos, era chefe da Estação Experimental Fazenda Porteiras em Irará e faleceu na manhã desta quinta, 03.

O técnico era portador de diabetes e estava internado desde poucos dias antes do natal recém passado. A internação aconteceu devido a complicações da doença junto a uma pneumonia. Na manhã, de quinta 03, após outras complicações, Jario faleceu no Hospital EMEC em Feira de Santana, em decorrência de uma parada cardíaca.

Referência

Com 32 anos de EBDA, Jario já era uma referência consolidada para a agricultura familiar do município e região. Ele tinha atuação dedicada junto aos movimentos sociais da zona rural, especialmente associações comunitárias das diversas localidades de Irará.

Jario era membro do Partido dos Trabalhadores (PT) e também acompanhava a militância do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará (STRI). Para os agricultores rurais e pequenos pecuaristas, ele foi o técnico-amigo presente no auxílio e orientação de suas demandas diárias.

Nestes dois anos e meio de existência do Portal Iraraense, Jario foi um grande colaborador do Portal. Além de incentivar o funcionamento deste veículo, o técnico foi uma fonte segura de informação para produções de notícias sobre temas relacionados à agricultura.

Exemplar

A EBDA emitiu uma nota de falecimento através da qual lamenta a morte do dedicado funcionário. Para a empresa, Jario “era um apaixonado pela agricultura familiar, um extensionista dedicado que sonhava com a melhoria da vida das famílias que vivem do trabalho no campo”.

Na mesma nota a gerente regional de Feira de Santana, Edilza Reis, classificou Jario como um “profissional exemplar”. A gerente lembrou que ele trabalhava com afinco e deixou um legado importante para agricultura familiar da região de Irará.

Sepultamento

Vários colegas de empresa compareceram ao sepultamento de Jario Martins. Também estiveram presentes lideres de associações rurais, estudantes da Escola Família Agrícola e personalidades do movimento da agricultura familiar da Bahia. Entre elas, Conceição Borges, de Feira de Santana e Ailton Florêncio da Superintendência da Agricultura Familiar do Governo do Estado.

Prefeito, vice-prefeito, alguns vereadores, secretários de governo e outras lideranças políticas de Irará estiveram presentes. O ex-ministro João Santana e o publicitário Edson Barbosa também participaram da solenidade fúnebre.

O féretro saiu às 9:15h da residência da família, à rua Moreira Rego, de onde seguiu para a missa de corpo presente na Igreja Católica da cidade. Por volta das 11h o cortejo foi conduzido ao cemitério local. Jario deixou esposa e três filhos adultos.

Com informações da EBDA
Foto: Acervo Charanga Comunicação

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s