Postagem original em 27/04/2012 18:15 – por: Roberto Martins
O escritor vai relembrar sua infância no Sertão
Na Celebração das Culturas dos Sertões, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna ministra aula-espetáculo no dia 6 de maio, às 18h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana.
Paraibano, Ariano falará sobre sua infância e juventude vividas no sertão de Cariri. A vivência com o sertão é uma marca na literatura do escritor, com os casos, estórias e versos sertanejos compondo a narrativa de seu “mundo mítico”.
Defensor da cultura nordestina, Ariano é um dos fundadores do Movimento Armorial – iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do nordeste brasileiro.
Autor de obras como “Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, Suassuna traz em suas aulas-espetáculos a diversidade cultural do Brasil, em versos, danças e música.Para o autor, os sertões representam cenários ricos em diversidade cultural o que justifica sua presença em grandes obras da literatura nacional, como nos romances “Grandes Sertões Veredas”, de Guimarães Rosa, e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.
A aula-espetáculo de Ariano faz parte da Celebração das Culturas dos Sertões, que acontece entre 05 e 09 de maio, em Salvador e Feira de Santana, por iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).
O evento conta ainda com mesas de conversas, encontro de estudos, rodas de conversa, espetáculos musicais, exposição fotográfica, dentre outros, e tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às identidades e culturas dos sertões.
Serviço
O que: Aula espetáculo de Ariano Suassuna – Celebração das Culturas dos Sertões
Quando: Dia 06 de maio de 2012, 18h
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Feira de Santana
Quanto: Acesso gratuito
Notícia e Imagem da Secretaria de Cultura da Bahia