Dinho da Casa Gomes e amigos colocam peixes na Lagoa da Madalena

Postagem original em 27-03-2013 10h44m

600-2

Jorge Luis, Vinicius Moraes e Dinho Gomes
Ação voluntária tem caráter amador e sensibiliza amigos que desejam contribuir

O comerciante Dinho, da Casa Gomes, junto o seu sócio, Luís Jorge, seu filho, Vinicius Moraes, e alguns amigos, estão colocando peixes na Lagoa da Madalena. Segundo Dinho contou ao Portal Iraraense, a iniciativa partiu em conversa com amigos e colaboradores na sua loja de produtos agrícolas e veterinários.

Para Dinho, após as obras iniciadas na Lagoa da Madalena, o local voltou a contar com algum volume de águas e necessitava de ter peixes. “Não é só ir tirar o peixe, mas é preciso colocar também”, sintetizou.

411-3 412-3

De acordo com o comerciante, a ação é motivada pela “vontade de ver a Lagoa voltar aos bons tempos”. Ele disse que depois do início do movimento já apareceram muitos amigos se oferecendo para doar peixes. Segundo Dinho, até agora já foram colocados mais de 200 peixes na Lagoa.

Questionado se a medida tomava como base algum estudo acerca de períodos de desova ou espécies de peixes adequadas para sobrevivência naquela Lagoa, Dinho respondeu que não. Ele disse apenas ter notado que alguns peixes colocados lá deveriam estar em fase de reprodução, porque tinham a barriga amarelada.

413-3 415-3

A falta de critérios técnicos demonstra o caráter “amador” da ação. Com a iniciativa, Dinho e seus amigos já deram o passo inicial neste ato de amor à natureza. Agora cabe às autoridades apoiarem a iniciativa e fornecerem orientações e informações à população. Assim a Lagoa terá as espécies adequadas e a pesca predatória será combatida.

 

416-3 418-3

Imagens: acervo pessoal de Dinho Gomes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s