Lideranças do PSol incentivam a organização do partido em Irará

Postagem original em 24-03-2013 16h51m

594-2

Jhonatas, Hamilton e Dinha na construção do PSOL de Irará

Hamilton Assis e Jhonatas Monteiro participaram de ‘roda de conversa’ na sede do STRI
Duas das mais destacadas lideranças estaduais do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL estiveram em Irará no sábado, 23, participando de uma “roda de conversa” na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irará – STRI.

Hamilton Assis e Jonatas Monteiro, respectivamente candidatos a prefeito em Salvador e Feira de Santana, nas eleições 2012, são quadros políticos importantes para o partido na Bahia.

Presidente do Diretório Municipal do PSOL em Salvador, Hamilton foi candidato a vive-presidente da República, na chapa do partido nas eleições de 2010, que teve Plínio de Arruda Sampaio à frente.

Jhonatas, como candidato à prefeito de Feira de Santana em 2012, se destacou no cenário político da Bahia. Ele teve uma expressiva votação e alcançou mais votos do que o então prefeito de Feira e candidato a reeleição Tarcísio Pimenta (PDT).

409-3 408-3

Conversa

Os lideres estavam acompanhados de Isolda Gumes, do diretório do Partido em Feira de Santana, e falaram sobre o tema “Juventude Trabalho e Participação Política”.

Na sua fala Jhonatas também traçou um breve histórico dos movimentos sociais no Brasil e a participação deles para conquistas nacionais prevista na Constituição de 1988.

O político citou exemplos de experiências de governos nas quais a participação popular foi mais ativa, como o Congresso da Cidade, de Belém, e a gestão popular da Prefeitura de Pintadas – Ba nos anos 1990.

Para Jhonatas, após os anos 2000, com a chegada do PT ao governo Federal, muitos movimentos sociais foram “domesticados”.“Se não há sustentação na sociedade para o projeto político, ele não consegue avançar nas questões”, disse Jhonatas.

Na avaliação de Hamilton Assis o fato de ainda haver militantes apoiando a forma como o PT governa o país, segundo o mesmo, sem conseguir avançar em questões como a saúde e a educação, não quer dizer que este pessoal tenha sido “comprado”. “Muitos acreditam que estão fazendo o que é correto”, sintetizou.

Hamilton Assis disse ainda que “falta projeto” nos atuais governos e que “ainda não foram apresentadas alternativas consistentes de quebrar a lógica da dominação”.

407-3 406-3

Irará

Logo no inicio da reunião, Hamilton Assis comunicou aos presentes que sua mãe é iraraense e ele iniciou os contatos do partido em Irará, através da Agente de Saúde Josenilda Nascimento (Dinha). Dinha é prima de Hamilton e estava presente à reunião.

O ex-vereador Josafá Ferreira, que foi candidato a vice-prefeito pelo PMDB, na chapa do ex-prefeito Juscelino Souza (PRP) em 2012, fez um breve relato de sua trajetória política enquanto vereador e depois explanou sobre problemas sofridos pelo município nas áreas de agricultura, segurança e educação.

Valmir, da Escolinha de Futebol da Boca de Várzea relatou como um político de Irará tentou lhe cooptar para ser presidente de Associação. Aninha, que foi uma dos organizadores da Pastoral da Juventude em Irará, lamentou a diminuição de participação dos jovens em entidades como a pastoral.

E o agente de Saúde Edivaldo Barbosa (Saci), filiado ao PT, saudou os presentes e as lideranças, falou um pouco de sua experiência política e finalizou dizendo que “o futuro a Deus pertence”.

406-3

Diretório

A Agente de Saúde, Dinha, falou como, através de conversas com Hamilton, foi motivada a se filiar ao PSOL e do trabalho de começar a organizar o partido em Irará.

Ao final do encontro, os dirigentes do PSOL disseram que vão manter contato em prol de fazer uma campanha de filiações no município, criar a comissão provisória e conseqüentemente o diretoria do partido em Irará.

De acordo com eles, o partido ainda não teve uma atuação mais específica no município e, por isso mesmo, não teve nada a ver com panfletos que sugiram na internet durante a disputa eleitoral de 2012. Os panfletos que exibiam cores e marcas do PSOL faziam acusações contra candidatos daquela disputa em Irará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s