Padre Ornelas espera renovação com responsabilidade na Igreja Católica

Postagem original em 12-03-2013 23h39m

581-2

Na avaliação do pároco de Irará, evoluções virão de um consenso de estudos sem perder de vista as escrituras sagradas

 

Começou na manhã desta quarta, 12, o Conclave que vai escolher o novo Pontífice Católico, sucessor do Papa Emérito Bento XVI. O evento é esperado desde o anuncio da renúncia de Joseph Ratzinger e mobiliza expectativas acerca do perfil desejado para o próximo líder do Vaticano.

Para o Padre Ornelas, maior representante da Igreja Católica em Irará, a Igreja e o mundo como um todo receberam com surpresa a renúncia de Ratzinger. “Apesar de sabermos das dificuldades de saúde dele, não tínhamos a pretensão de pensar que ele iria renunciar”, afirmou o Padre, lembrando que há mais de 600 anos não acontecia uma renuncia papal.

Denúncias

Na opinião de Ornelas, as denúncias recentes feita pela justiça italiana, com relação à supostos atos de lavagem de dinheiro na Cúria, além de casos de pedofilia que estão sendo denunciados, não tiveram maior peso no ato da renúncia.

No entanto, o Padre acredita que as denuncias também não deixaram de pesar para uma pessoa como o Bento XVI. “Um homem sábio, culto, preparadíssimo, cuja moral todos nós e mundo conhece”, afirmou.

“Onde existe o humano, existem falhas, dificuldades e momentos de fragilidades. Numa linguagem mais religiosa, os pecados. E a Igreja, por outro lado, é um órgão também composto por seres humanos”, considera Ornelas, afirmando, contudo, que “a Igreja é sabia, porque ela não é somente humana, ela também é divina”.

Renovação

O Padre ainda avalia que a Igreja, como outra entidade qualquer, precisa re-avaliar a sua caminhada e acompanhar a evolução dos tempos. Entretanto acredita que a Igreja não pode perder os seus compromissos, as suas responsabilidades de dois mil anos atrás e o seu referencial mundo.

Para ele, muitos que ainda não a conhecem, dizem que a Igreja é radical. “A Igreja não é radical. Ela age dentro de seus princípios de responsabilidade e compromisso, sem perder a sua fé e orientar com responsabilidade, com amor e com perdão”, afirma, complementando que aquilo que a Igreja fala é fundamentado nas sagradas escrituras, no evangelho e nas próprias palavras de Jesus.

Papa

Acreditando que a Igreja precisa acompanhar a evolução dos tempos, o Padre Ornelas considera ser bom que o novo Papa tenha um olhar com um horizonte mais dilatado para a realidade que estamos vivendo.

“Intuído pelo espírito de Deus e acompanhado daqueles que vão lhe assessorar, ele vai ter a ciência para abrir setores da Igreja e para que a Igreja possa evoluir mais e alcançar o que sempre quis alcançar”, comentou Ornelas sobre as expectativas com relação ao novo Pontífice.

Polêmicas

Sondado com relação de suas opiniões pessoais acerca de temas que tem se mostrado polêmicos nos noticiários sobre a Igreja Católica, como celibato, aborto, uso de preservativos ou homossexualismo, o Padre não apresenta uma idéia separada da instituição.

“Quando eu me referi sobre uma renovação, a Igreja vai ter de estudar. Nenhum de nós temos a autoridade de dizer que a igreja precisa fazer isso, abrir isso, ou abrir aquilo. Isto é um consenso de estudos, que na verdade vai se verificar com amor, sem perder de vista a sagrada escritura, o evangelho, aquilo que na verdade o senhor Jesus está a nos orientar”, pontuou Ornelas, sintetizando que “numa questão mais aprofundada quem tem a palavra é a Igreja”.

De sua parte, o padre falou em respeito às preferências e opções das pessoas, disse que acolhe todos os irmãos, independente do que ele é ou professa, e afirmou que não estar aqui para jogar pedras.

“A Igreja me faculta o direito de eu acolher a todos, de dialogar, de conversar com todos. A Igreja não me dá o direito de dizer “não, você não pode”. Eu procuro viver a minha vida e pautar a minha vida por essa realidade de acolhimento a todos, de amizade e respeito, sobretudo, pelas escolhas de cada”, finalizou Ornelas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s