Postagem original 28-02-2013 18h11m
Árvores próximas a Igreja foram arrancadas
Secretário afirma que derrubada foi necessária para a realização da obra
Quem olha as imagens através de foto e vídeo pode pensar que um furacão passou na tarde de quarta, 27, em volta do Largo da Caroba. A cena mostra grandes árvores de raiz para cima, e buracos no chão.
De acordo informou o Secretário de Infra-estrutura do Município, Agnaldo Francelino – Guido, a ação faz parte de um projeto de revitalização da Praça da Caroba.
“Vai ser feito um calçamento, com canteiro, e nós tivemos de arrancar as árvores. Se não, não teríamos como fazer o calçamento da rua”, disse Guido.
Projeto
Questionado se a Prefeitura não poderia fazer um projeto para a Praça da Caroba, no qual fossem preservadas as árvores, assim como foi feito na Praça Fernando Sant’anna, ao lado do Posto Brito, o secretário disse que “não tinha como”.
“As arvores ficavam muito próximas do calçamento onde serão feitas as ruas. Ai você só tinha duas alternativas: ou tirar as árvores ou não calçar as ruas”, afirmou Guido. Ele disse que o espaço existente era “impraticável” para fazer a rua e a calçada. “A rua é de seis metros e para fazer a rua com seis metros, não tinha como manter as árvores”, argumentou.
Mudas
Guido disse que “entende perfeitamente” a reclamação com relação às árvores arrancadas, mas que a população pode ficar tranqüila, porque novas árvores serão plantadas imediatamente. Segundo o secretário, o governo já tem as mudas prontas para repor as árvores arrancadas e serão espécies de crescimento rápido para dá sombra em pouco tempo.
Ainda de acordo com Guido, a obra da Praça da Caroba tem duas etapas. Ele disse que a primeira, já iniciada, consiste no calçamento da área central da comunidade e deve ficar pronta em dois meses. Já os prazos de inicio e conclusão da segunda etapa, referente à construção de canteiros e instalação de quiosques, não foram mencionados pelo secretário.
Imagens: Márcilio Cerqueira