Recitais Vinhos & Versos celebram dia da mulher

Postagem original em 07-03-2013 18h42m

575-2
Eventos revivem ação da Casa da Cultura e acontecem em Irará e Cachoeira

Nesta sexta, 08, celebra-se o dia internacional da mulher. Para não deixar a data passar em branco, um grupo de jovens iraraenseS resolveu fazer mais uma edição do Recital de Poesias Vinhos & Versos na cidade.

O evento está programado para acontecer na Praça Pedro Nogueira (Matriz), às 20h. A idéia de homenagear as mulheres com o recital partiu de Olivia Roberta, do grupo de Capoeira Porto da Barra. Além dela, estão na organização do evento o músico, Lucimário Alves; o cordelista, Kitute Coelho; e o professor, Sérgio Ramos (Cabeleira), entre outros.

Eles estão contando com o apoio de outros jovens, como Danilo Pires; da Secretaria de Cultura de Irará e do comércio local.

Cachoeira

Na cidade de Cachoeira também vai acontecer um recital de Poesias Vinhos & Versos em homenagem às mulheres. Lá a iniciativa foi do músico Fábio Calisto, freqüentador dos Vinhos & Versos de Irará, que atualmente é Estudante de História na UFRB (Universidade Federal do Reconcâvo Baiano), campus daquele município.

Em Cachoeira o evento acontece no sábado, 09, às 19h e será realizado na Praça da Aclamação, na sede do Mulekiétu, prédio do Sindipuc, próximo à Câmara de Vereadores.

Evento

O Vinhos & Versos é um recital de temática livre, onde qualquer um dos presentes pode declamar poesias, sejam decoradas ou lidas, não importa. Não há qualquer ordem ou anúncio para a recitação e enquanto as pessoas estão recitando, o vinho é servido à todos os presentes.

O evento começou a acontecer em Irará em julho de 2003, através da Casa da Cultura de Irará. A ação foi sugerida por Roberto Martins, editor do Portal Iraraense, que na época era o presidente da entidade.

O formato e o nome do evento foram criados por Roberto e alguns colegas, como José Fálcon, Daniel Cortês, Vânia Medeiros, Flávio Costa, Gabriela Fonseca e Deobra Alcântra, todos na época estudantes da Faculdade de Comunicação UFBA (Universidade Federal da Bahia).

A inspiração veio da lembrança de Roberto de uma recepção aos calouros do Curso de Letras da UEFS (Universidade Estadual da Bahia), onde ele também foi estudante, no curso de Administração.

Doutorado

Aconteceram algumas edições do Vinhos & Versos na UFBA, onde foi feito até um fanzine para o recital, mas foi mesmo em Irará que a atividade engrenou. Ainda na gestão de Roberto, a Casa da Cultura realizou várias edições do recital, acrescentando exposições artísticas aos mesmos, e continuou realizando nas gestões seguintes do cordelista Kitute de Licinho. Escolas públicas e particulares da cidade também aderiram à idéia. Algumas chegaram a criar a versão infantil, “Sucos & Versos”.

Diante do desenvolvimento do “Vinhos & Versos”, Roberto faz um pequeno resumo. “É um recital com graduação na UEFS, mestrado na UFBA e doutorado em Irará”, brinca o jovem jornalista e produtor cultural.

Veja abaixo alguns relatos de Roberto sobre edições do Vinhos & Versos

O Vinhos & Versos da Semana Santa em 15 estações

Vinhos, Versos, Velas e Vânia

Um Santo Recital para todas as idades

Vejam álbuns de fotos :

Vinhos & Versos II – Casa da Cultura – Novembro/2003

Vejam fotos do Vinhos & Versos III – Casa da Cultura – Março/2004

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s