Vereadores mostram cordialidade na primeira Sessão da Legislatura

Postagem original em 20-02-2013 23h48m

558-2
Reunião Solene teve orações e presença de pastores evangélicos
O clima de bons amigos reinou na sessão de abertura dos trabalhos da nova legislatura da Câmara de Vereadores de Irará. A solenidade, realizada no Plenário da Casa, na tarde desta terça, 19, foi aberta com a execução do hino nacional brasileiro.

O advogado, Igno Cerqueira, Procurador do Município, leu uma mensagem do Prefeito Derivaldo Pinto, justificando a ausência do chefe do executivo municipal, comunicando que naquele mesmo horário o prefeito estava em reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, em Salvador.

Depois aconteceu uma breve apresentação musical com Danilo Barbosa (voz e vilão) e o Tenente Leandro Maciel (sax).

Licença

Ao final da apresentação musical, o vereador Jorge dos Santos – Paulo de Baly (PDT), pediu licença ao presidente, Antônio Carlos A. dos Santos -Carlinhos (PT do B), e comunicou a todos que precisaria sair porque tinha uma entrevista médica agendada ainda para aquela tarde em Salvador.

Paulo de Baly disse que está prestes a fazer uma cirurgia e por este motivo vai entrar em licença médica e se ausentar um período dos trabalhos legislativos, esperando voltar em breve.

Em seguida, o presidente convocou o Pastor Juscelino Casteliano (Dute da Oficina), a compor a mesa e fazer um pronunciamento.

Depois o Pastor Antônio Carlos Santiago fez um discurso através do qual comunicou aos vereadores que “o poder pertence a Deus”, lendo os versus 11 e 12 do Salmo 62. E convocou todos para lhe acompanhar em uma oração na qual pediu pela saúde de Paulo de Baly.

Respeito

Na seqüência, o presidente franqueou a palavra para as pessoas da mesa. Agnaldo Francelino (Guido), secretário Municipal de Infra-estrutura, citou que a vereadora Darci Lima (PT) é a única mulher entre os 11 vereadores da Casa e disse que isto é um reflexo de que as mulheres precisam participar mais da política.

O Capitão Juarez, representando a Polícia Militar, enalteceu as palavras do Pastor Antônio Carlos e sugeriu aos vereadores a se utilizarem da sabedoria de Salomão. E o Tenente Leandro Maciel pediu aos edis para legislar com ações legais no sentido de beneficiar a população.

José Américo Moraes, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, também fez um pedido aos vereadores. Ele solicitou a todos que respeitem o público que participa das sessões plenárias. O Secretário disse que não é correto um vereador se levantar de sua cadeira e se afastar do plenário durante a sessão, deixando o seu lugar vazio. Com estas palavras, ele foi muito aplaudido pelo público.

O vice-prefeito, Josias Nunes, sugeriu aos vereadores mais novos que aprendam e façam trocas de idéias com os mais velhos. O serventuário da Justiça, Elcio Menezes, estava na mesa representando o poder judiciário, mas não fez uso da palavra.

Cordiais

Depois foi a vez dos vereadores se pronunciarem. Todos fizeram uso da palavra, com saudações e cordialidades aos colegas.

O primeiro a se pronunciar foi Marinaldo Bispo – Nenga do Saco do Capim (PTB). Na seqüência vieram Francisnaldo Xavier – Nadinho de Cotinho (PTB); José Roberto-Sardinha (PTdoB); Genival Pinho (PP), [Vice Presidente]; Allan Cruz (PRP); Edmundo Santos-Dudu da Caroba (DEM); Adlaberto Pinto– Beto Pinto(PR); José Miranda-Duda da Ambulância (PHS),[2ºSecretário]; e Darci Lima(PT), [1ª Secretária].

O vereador Beto Pinto pediu um minuto de silêncio em memória de D. Maria Bacelar, ex-vereadora e presidente da Casa. Depois convidou a todos a rezar um “Pai Nosso” pela saúde de Paulo de Baly.

Dudu da Caroba fez questão de dizer que é oposição, mas votará a favor que for bom para a população de Irará. Duda seguiu no mesmo tom, dizendo que vota contra o que for ruim, apesar de ser da situação.

Sardinha disse que não sabe se vai tentar concorrer à câmara novamente nas próximas eleições. Genival, por sua vez, afirmou que esta é a sua terceira e última legislatura, comunicando que não será candidato em 2016.

O presidente Carlinhos encerrou a Sessão no mesmo clima de cordialidade. Saudou a todos os presentes, descrevendo características de pessoas na mesa, em tom bem descontraído. Ao final, convidou a todos os presentes para participar de um coquetel oferecido pela Casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s