Deputado discute criação do Dia do Samba-de-Roda com sambadores e sambadeiras

Postagem original em 23-07-2013 16h18m

702-2

Zézeu Ribeiro participou de Audiência pública na sede da Filarmônica 25 de Dezembro, no sábado, 20

Sambadores e Sambadeiras de Irará e de algumas cidades do recôncavo baiano discutiram com o Deputado Federal, Zézeu Ribeiro (PT-Ba), a criação do Dia Nacional do Samba de Roda.

Zézeu é autor do Projeto de Lei nº 6497/2009, em tramitação na Câmara Federal, que visa celebrar o samba-de-roda no dia 25 de Novembro, com o intuito de valorizar o movimento “proveniente da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil”.

O encontrou aconteceu através de uma audiência pública realizada na sede da Filarmônica 25 de Dezembro, em Irará, no sábado, 20.

Audiência

Além do Deputado Zézeu, também estiveram presentes o Prefeito de Irará, Derivaldo Pinto (PT); o Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Professor Paulo Gabriel; o Diretor do Irdeb, Pola Ribeiro; a vereadora Darci Lima (PT), o Diretor Municipal de Cultura, Sérgio Ramos; Rafael Fontes, servidor da Secult-Ba; e Alva Célia, membro do Conselho Estadual de Cultura.

A mesa foi mediada pela sambadeira iraraense Olívia Roberta (Negona), coordenadora da ASSEBA – Associação dos Sambadores e Sambadoras do Estado da Bahia, e contou com a presença de “Seu Manoel”, tradicional mestre de samba-de-roda do município.

Zézeu Ribeiro fez um pronunciamento no qual abordou a tradição do samba-de-roda na Bahia e no Brasil. O deputado disse que o samba é uma manifestação originaria do povo e a audiência pública serve para referendar o pleito do Dia do Samba-de-Roda para o fortalecimento desta cultura.

Santo Amaro

Antes dos pronunciamentos, a ASSEBA exibiu dois vídeos institucionais. A audiência contou ainda com a participação da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras.

Uma nova audiência, para continuar a discussão do tema, já está marcada. O próximo encontro será no dia 27 de julho, na cidade de Santo Amaro da Purificação. A audiência de Irará, iniciada por das 14:30h, terminou às 18:20h, naturalmente, com uma roda-de-samba.

Enquete

Através de uma enquete, o Portal Iraraense deseja saber a opinião do internauta sobre a relevância ou não da instituição do Dia do Samba-de-Roda. Para participar é só acessar a home do Iraraense, escolher uma das duas opções e manifestar sua opinião, se você acha que o ato não trará qualquer beneficio para aquela cultura ou se acredita que vai fortalecer a mesma. Participe!

Com informações do
Blog Clóvis Gonçalves
Site Zézeu Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s